• Carregando...
Multimídia - Vídeo | TV Globo
Multimídia - Vídeo| Foto: TV Globo

O governador do Paraná em exercício, Orlando Pessuti, confirmou nesta segunda-feira que a Kyocera Arena será o estádio recomendado e apoiado pelo governo como candidato a sub-sede da Copa do Mundo de 2014. A informação frustra as iniciativas dos presidentes da Federação Paranaense de Futebol (Onaireves Moura), do Coritiba (Giovani Gionédis) e do Paraná (José Carlos de Miranda) que tentavam assumir a paternidade de um novo estádio para oferecer como sede do Mundial.

Segundo Pessuti, a escolha foi baseada em critérios técnicos. "Não tínhamos indicado nenhum estádio oficialmente e poderia ser o Estádio de Curitiba (que seria o nome do Novo Pinheirão). Esta decisão está sendo tomada hoje. O governado do Estado vai recomendar a Kyocera Arena e isso é o resultado de análises feitas por uma comissão designada pelo governador Roberto Requião e por mim, como governador em exercício. Ouvimos um grupo de especialistas e pessoas ligadas à área esportiva para tomar a decisão", disse Pessuti em entrevista à Gazeta do Povo Online.

A localização da Kyocera Arena, segundo o governador em exercício, não será um problema. "A principal polêmica levantada por todos era sobre a localização da Arena, que é muito central. Liguei para o presidente da CBF (Ricardo Teixeira) e perguntei se haveria algum tipo de veto ao estádio por causa disso e ele me disse que não. Pelo contrário, fez questão de lembrar que é preferível que o estádio seja central. A Arena é, como todos nós sabemos, um dos melhores estádios do país e entre as opções que tínhamos é a que será menos onerosa ao Estado".

O futuro Estádio de Curitiba (que seria erguido onde hoje existe o estádio Pinheirão) acabou perdendo pontos com o governo por vários motivos. "Neste novo estádio que seria construído, o governo teria que arcar com responsabilidades financeiras e o dinheiro público teria que ser empregado em maior quantidade. Outra questão são as pendências jurídicas que recaem sobre o Pinheirão. Segundo o vereador Mario Celso existem vários problemas jurídicos e a prefeitura já está reivindicando aquela área".

Os custos referentes à reforma da Arena serão todos do Atlético. "A responsabilidade de atender aos requisitos da Fifa serão todos do Atlético ou dos responsáveis pelo estádio. Vamos cuidar de questões ligadas à infra-estrutura urbana, segurança pública e outras questões que são de responsabilidade do Governo Estadual".

A indicação da "Praça Esportiva" que será avaliada pela Fifa precisa ser feita até o dia 31 de maio. "Todo o caderno será preenchido com base na Kyocera Arena. No dia 31 de maio o doutor Celso Caron, secretário de Turismo, e o Ricardo Gomyde, presidente da Paraná Esporte, levarão o caderno de encargos preenchidos para a CBF", disse Pessuti.

Em nota oficial, FPF se conforma

A Federação Paranaense de Futebol se pronunciou sobre a indicação da Kyocera Arena no final da tarde. O texto, publicado no site da instituição, apresentou um tom de conformidade e desistência. "A notícia da indicação da Kyocera Arena feita pelo governo do Estado do Paraná (...) foi recebida com tranqüilidade na Federação Paranaense de Futebol".

Segundo a nota, a FPF tentou parcerias para trazer a Copa para Curitiba, inclusive com o próprio Atlético. "A entidade tentou diversas parcerias, primeiro com o próprio Atlético Paranaense, depois com o Paraná Clube para a utilização de seu estádio, mas que não teve sucesso. Em Setembro de 2006, foi procurada por investidores para desenvolver um projeto visando a Copa de 2014. Esse projeto foi submetido ao governo estadual, que optou pela Arena".

"Diante dessa posição, a FPF irá verificar se há interesse do Coritiba em desenvolver uma parceria. Se isso não for possível, não caberá outra posição à federação a não ser destinar a área do Pinheirão para uma atividade comercial que atenda às suas necessidades financeiras". Por fim, a FPF deseja sorte ao Atlético, ao Governo e à Prefeitura e diz que irá apoiá-los no que for preciso.

Depois de pedir afastamento por 90 dias, Moura deve abreviar sua despedida do comando da FPF após o "balde de água fria" jogado pelo governo nos seus planos de erguer um novo estádio.

O Atlético apenas publicou em seu site a matéria da Agência Estadual de Notícias sobre o assunto e não comentou a indicação da Kyocera Arena.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]