• Carregando...

O secretário-geral dos Jogos Olímpicos de 2016, Carlos Roberto Osório, esteve na manhã desta quinta-feira no "Redação SporTV" para explicar os investimentos feitos nos Jogos Pan-Americanos Rio 2007 e os que serão aplicados para a realização das Olimpíadas na cidade. Segundo ele, a população está confundindo os valores e os legados dos distintos eventos, mas assumiu que o comitê organizador tem culpa na situação.

Estão comparando banana com laranja. Em princípio, faríamos somente o Pan. Depois, no entanto, começamos a trabalhar os equipamentos pensando nas Olimpíadas. Foi nesse momento que perdemos a batalha na comunicação. Avisamos da mudança, mas, talvez, não tenhamos sido claros que a alteração no projeto era para nos adequarmos aos Jogos Olímpicos. O aumento do valor orçamentário é justificado pelo aumento das estruturas", disse ele, citando como exemplo o Velódromo, que seria provisório, e o Complexo de Deodoro.

Osório garantiu que os investimentos propostos no Pan foram bem executados. Para ele, a ideia em aplicar mais dinheiro em equipamentos se mostrou acertada, já que a cidade conseguiu o direito de sediar as Olimpíadas em 2016. De acordo com o secretário-geral, o Rio conquistou a vitória também pelos investimentos feitos para 2007.

"O Comitê Olímpico Internacional (COI) atestou isso. Vale ressaltar, também, os Jogos Militares de 2011. É um dos legados do Pan".

Ele reforçou que hoje o Rio de Janeiro pode ser considerado uma potência esportiva, pois tem o legado do Pan e previsão de novas estruturas, incluindo um centro nacional. Sobre os questionamentos das melhorias na cidade, Osório garantiu que são um compromisso olímpico.

"Para as Olimpíadas, é apresentado um projeto de cidade. O Pan não exigia isso. Não havia compromisso de melhorias na cidade. Alguns políticos prometeram isso, mas não estava no projeto".

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]