• Carregando...

Artigo da polêmica

Se no Campeonato Paranaense havia o artigo 5, do polêmico supermando, na Série D do Brasileiro o artigo 10 gera dúvidas. O texto não explica com clareza se classificação geral vale para definir os três melhores segundos colocados que garantem vaga na quarta fase, ou se somente são computados os pontos da terceira fase da competição.

Confira o texto do artigo:

Art. 10 – Na terceira fase, os dez clubes classificados na fase anterior serão divididos em cinco grupos (C1, C2, C3, C4 e C5) de dois clubes cada conformecomposições abaixo, classificando-se para a fase seguinte os clubes vencedores de cada grupo, e mais os três clubes melhores classificados como segundos dentre os disputantes da terceira fase.

Contudo, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) deve confirmar que a classificação geral é que vale para definir os três melhores segundos colocados.

O Estatuto do Torcedor obriga que o regulamento de uma competição seja mantido por pelo menos dois anos.

O Operário está com a vaga assegurada na quarta fase da Série D do Brasileiro, mesmo que perca as partidas de mata-mata para o Joinville. Pelo menos esta é a opinião do advogado Domingos Moro, um dos nomes de prestígio na esfera do direito desportivo brasileiro. Segundo ele, o artigo 10 do regulamento da competição não deixa dúvida quanto à classificação dos dois adversários na fase seqüente da competição nacional. "Eu penso que o Operário e Joivinlle estão classificados, pois o texto diz que além dos cinco vencedores do mata-mata, outros três clubes melhores classificados como segundos colocados da terceira fase também estariam garantidos", analisa o advogado.

Com 16 pontos na classificação geral, Operário se garantiu em segundo na mesma chave do Joinville( primeiro colocado) e terminaria entre os três melhores segundos colocados mesmo que perca os dois jogos para o JEC.

Moro acredita que, por base do que ocorreu na edição de 2009, o que pode ser questionado é se classificação que definirá os três melhores segundos colocados computará ou não apenas os pontos da terceira fase.

Neste caso, o Operário estaria com a vaga ameaçada, caso perdesse os dois jogos para o time catarinense. "Pode acontecer de um time de melhor campanha geral no mata-mata ficar com zero ponto e perder a vaga para um time de campanha inferior em fases passadas, mas que somou um ponto no mata-mata. No ano passado teve esse questionamento, mas CBF deixou claro que a pontuação geral dos dez classificados definiria as vagas dos três melhores segundos colocados. O regulamento deve ser repetido esse ano", lembra o advogado.

O Estatuto do Torcedor obriga que o regulamento de uma competição seja mantido por pelo menos dois anos.

Regulamento na Justiça

No ano passado, pela mesma terceira fase, a Chapecoense enfrentou o Londrina já classificada. No entanto, o Tubarão precisava se sair melhor no duelo para se garantir acabou eliminado pelo time catariense. Na ocasião, o Sergipe buscou a vaga na Justiça por se sentir prejudicado pelo regulamento.

O sorteio dos jogos da terceira fase da Série D do Campeonato Brasileiro, realizado na segunda-feira (13), definiu que o Operário joga a primeira partida no próximo domingo (19), às 16 horas, na Arena Joinville. O jogo da volta será no sábado, 2 de outubro, às 16 horas, no Germano Krüger.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]