• Carregando...

Luiz Inácio Lula da Silva, presidente do Brasil, disse nesta terça-feira (7) que Madri é o adversário mais perigoso para organizar os Jogos Olímpicos de 2016. Para ele, a briga pelos votos dos países latinoamericanos será árdua na primeira fase da eleição organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI).

"A Casa Real espanhola pode exercer sua influência em alguns países da América Latina. Mas estou convencido que eles votarão conosco. Não podemos deixar que os Jogos Olímpicos sejam exclusividade dos ricos", disse Lula, em entrevista coletiva em Paris, antes de encontrar com Nicolas Sarkozy, presidente da França.

O Rio de Janeiro disputa com Madri, Chicago e Tóquio o direito de sediar as Olimpíadas de 2016. A decisão será tomada em outubro, em Copenhagen, na Dinamarca. Lula também afirmou que o Brasil é o único das dez primeiras economias do mundo que nunca organizou os Jogos. Ele confia que muitos países europeus votem no país.

O "efeito Obama", que impulsiona a candidatura de Chicago, também preocupa Lula. O presidente brasileiro destacou o impacto dos Jogos Olímpicos na modernização de um país. Ele citou como exemplo Barcelona-1992 e Pequim-2008.

"O Rio merece a oportunidade de organizar os melhores Jogos Olímpicos da história", concluiu.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]