• Carregando...
Renan Bressan busca entrar na história do Paraná
Renan Bressan busca entrar na história do Paraná| Foto: Albari Rosa / Foto Digital/Gazeta do Povo

O meia Renan Bressan tem sido peça fundamental do elenco do Paraná neste consistente início de Série B. O camisa 10 balançou as redes duas vezes na competição e deu três assistências aos companheiros.

Além disso, o experiente jogador de 31 anos é figura de liderança dentro e fora dos gramados. Depois de 11 rodadas, o Tricolor é o vice-líder da competição, com 20 pontos e consolida seu melhor aproveitamento nas rodadas iniciais da Segundona desde 2008.

Caso o time siga de forma linear na competição até a 38ª rodada, confirme o acesso à Série A, e o atleta se mantenha com o bom aproveitamento, Renan Bressan poderá entrar para o roll de importantes camisas 10 paranistas.

Com contrato apenas até novembro, Bressan está próximo de renovar com o Tricolor.

O meia, naturalizado bielorrusso, já tem um gol enquadrado como memorável no Paraná: a cobrança de falta que deu a vitória de virada por 3 a 2 para o Tricolor em cima do Bahia de Feira de Santana na segunda fase da Copa do Brasil.

Relembre alguns importantes 10 da história do Paraná:

Tadeu

Tadeu conquistou o título paranaense de 1993
Tadeu conquistou o título paranaense de 1993| Arquivo/Gazeta do Povo

Talvez apenas os torcedores mais velhos lembrem, mas José Tadeu Martins foi essencial na conquista do título paranaense de 1993. Pai do atacante Diego Tardelli, o ex-camisa 10 do Tricolor tinha um estilo clássico do meio-campista e empolgava com seu futebol. Em 1994, também fez boas participações com o time na Série A, balançando as redes quatro vezes.

João Antônio

João Antônio marcou um dos gols mais bonitos da história do futebol paranaense
João Antônio marcou um dos gols mais bonitos da história do futebol paranaense

Autor de um gol digno de aplausos da torcida adversária, João Antônio ficou imortalizado pelo voleio que deu a vitória ao Tricolor em cima do Athletico no Campeonato Paranaense de 1993. O jogador permaneceu na Vila Capanema de 1991 a 1995. Em 92 fez parte do esquadrão que subiu o Paraná à Série A, mas com a camisa 5.

Marquinhos Ferreira

Marquinhos Ferreira em ação pelo Paraná Clube
Marquinhos Ferreira em ação pelo Paraná Clube| Edson Silva/Edson Silva

Campeão Paranaense em 1992, e camisa 10 da campanha do título de 1992, o jogador fazia a função de volante e foi essencial para a conquista de um dos mais memoráveis títulos do clube.

Ricardinho

Ricardinho em 04/02/1997 treinando pelo Paraná
Ricardinho em 04/02/1997 treinando pelo Paraná| Edson Silva/Gazeta do Povo

Cria da base paranista, o meia Ricardinho teve uma carreira de destaque internacional, chegando à seleção brasileira. O jogador, que começou ainda criança nas quadras de futsal do time, subiu ao profissional em 1995. Nos anos seguintes, em 1996 e 1997, escreveu de vez seu nome na história do Tricolor sendo peça fundamental da conquista dos títulos de tetra e pentacampeão paranaense. Nos jogos decisivos desses títulos estaduais, nos dois anos seguidos, balançou as redes.

Giuliano

Giuliano em ação pelo Paraná há 13 anos
Giuliano em ação pelo Paraná há 13 anos| Foto: Giuliano Gomes/Arquivo/Gazeta do Povo

Formado nas categorias de base do Paraná, subiu ao profissional em 2007, quando a equipe acabou sendo rebaixada para a Série B do Campeonato Brasileiro. Em 2008, com apenas 18 anos, foi um dos jogadores de maior relevância do clube e balançou as redes seis vezes naquela temporada. Apesar do discreto 11º lugar do Paraná naquela edição da Segundona, o atleta foi eleito pela Futebol Brasil Associados (FBA), empresa que gerenciava a Segunda Divisão, a grande revelação da disputa.

Lucio Flavio

Lúcio Flávio fez mais de 300 jogos pelo Paraná
Lúcio Flávio fez mais de 300 jogos pelo Paraná| Antônio More/Gazeta do Povo

Formado nas quadras de futsal do Tricolor, o jogador foi decisivo para o time na conquista do Módulo Amarelo da Copa João Havelange (Série B do Brasileiro) em 2001 pelo Tricolor. LF10 teve uma segunda passagem pelo clube de 2012 a 2015. Em 2013 o Paraná chegou a brigar nas cabeças da Série B, sob a batuta do jogador, mas problemas internos interferiram diretamente no desempenho do time, que acabou não alcançando à Série A. Atualmente é auxiliar técnico do técnico Allan Aal.

Thiago Neves

Polêmico, Thiago Neves fez sucesso pelo Paraná no início da carreira
Polêmico, Thiago Neves fez sucesso pelo Paraná no início da carreira| Marcelo Elias/Arquivo Gazeta do Povo

Cria da base paranista, Thiago Neves foi essencial para a campanha do Tricolor na Série A em 2005. Naquela oportunidade, o time terminou a disputa na sétima colocação, à frente de tradicionais equipes como Flamengo, São Paulo, Botafogo e Vasco. O camisa 10 balançou a rede 3 vezes, mas foi um "garçom" assíduo para Borges e André Dias, a dupla de ataque.

Renatinho

Renatinho fez gols importantes na campanha do acesso em 2017
Renatinho fez gols importantes na campanha do acesso em 2017| Jonathan Campos/Arquivo Gazeta do Povo

Camisa 10 do acesso em 2017, o jogador protagonizou momentos decisivos na Vila Capanema, como o gol de falta em cima do Londrina, que fez com que o time conseguisse arrancar de vez na briga pelo G4, O meia marcou nove gols em 33 jogos na Segundona e se consagrou o artilheiro da equipe tanto na competição quanto na temporada, balançando as redes 18 vezes em 54 partidas naquele ano. Além disso, o camisa 10 foi o terceiro em assistências na Segundona, com oito passes que terminaram em gols.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]