• Carregando...
30 anos de Paraná Clube: historiadores lançam livro sobre a fusão entre Pinheiros e Colorado
30 anos de Paraná Clube: historiadores lançam livro sobre a fusão entre Pinheiros e Colorado| Foto: Divulgação

A história do nascimento do Paraná, fruto da fusão entre Colorado Esporte Clube e Esporte Clube Pinheiros, será contada em livro. Os torcedores paranistas, James Skroch e Willian Bohlen, lançarão o e-book “30 anos da fusão” nesta quinta-feira (19), dia em que o Tricolor completa seu trigésimo aniversário.

O livro promete trazer memórias que partem da década de 1970, quando os dirigentes de Colorado e Pinheiros já sinalizavam uma união de forças, até o momento fatídico da fusão, selada décadas depois.

Coube aos dirigentes Darci Piana, Dely Macedo e Raul Trombini, do Colorado, e Jorge Celestino Busso, Aramis Tissot e Ocimar Bolicenho, do Pinheiros, em um almoço em um restaurante de Santa Felicidade, consolidarem a união dos dois clubes em dezembro de 1989 - os detalhes finais do novo Paraná Clube foram definidos em um agora histórico guardanapo de papel.

Foto: Divulgação/Paraná Clube
Foto: Divulgação/Paraná Clube

A obra também traz relatos exclusivos sobre as histórias dos clubes originários do Tricolor. Entrevistas com os criadores do escudo do Paraná e da primeira camisa tricolor completam o material especial, que terá 80 páginas de pura emoção e memória.

“O livro traz fatos desde o inicio dos anos 70, quando surgiu a primeira ideia da fusão. Depois, tem uma parte contando sobre o primeiro ano do clube. Fizemos uma timeline para explicar os principais fatos do Paraná em 1990”, explica o engenheiro cartográfico James Skroch, fanático torcedor e um dos principais especialistas em história do Tricolor.

“Também contaremos um pouco da história dos escudos e do nascimento dos nomes de Colorado e Pinheiro. Além de relatos sobre a aceitação da mudança por parte dos torcedores, do começo da fundação e do escudo escolhido para representar o Paraná, produzido pelo publicitário Zeno José Otto. E uma parte especial sobre a primeira camisa tricolor, feita pelo senhor Aldo Evaristo”, completa Skroch.

 Criador do escudo do Paraná, Zeno José Otto segura com orgulho a própria obra. Foto: Divulgação
Criador do escudo do Paraná, Zeno José Otto segura com orgulho a própria obra. Foto: Divulgação

A capa do livro tem os “irmãos Pacheco”, que defenderam tanto Colorado, quanto pelo Pinheiros. Na imagem, Joanino Pacheco, que usa a camisa do Pinheiros, e Jomir Clayton Pacheco, com a camisa do Colorado, estão abraçados, representam a união que deu origem ao Paraná.

“O Willian criou cinco modelos de capas e me passou para escolher uma. Escolhi essa, pois traduz a união entre os dois clubes e o surgimento do Paraná”, completa James.

James Skroch pesquisa sobre o Tricolor diariamente desde 1998. Obcecado, coleciona jornais, matérias e fotos históricas da trajetória do clube do coração. Até mesmo súmulas antigas constam no imenso acervo pessoal. Junto do amigo Willian Bohlen, filho do ex-presidente Rubens Bohlen e um dos maiores colecionadores de camisas do clube, pretende lançar outras obras sobre o clube.

Os próximo passo será um relato sobre a história de todas as camisas tricolores. Depois, pensam em criar um almanaque de todas as partidas já disputadas pelo time, já que Skroch reúne todas as fichas técnicas de jogos do Paraná. E, por fim, daqui alguns anos, a ideia é fazer um livro contando a trajetória histórica e vitoriosa do Tricolor.

Serviço

Lançamento e venda: dia 19 de dezembro, na página do Facebook “História do Paraná Clube” ou clicando aqui. Valor: R$ 35,00

Paraná 30 anos: a história em números

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]