• Carregando...
 | Albari Rosa/Gazeta do Povo
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

O Paraná Clube já vinha planejando a temporada 2019 nas últimas rodadas do Brasileirão de 2018. Com uma grande lista de saídas, o Tricolor já conta com 12 novos nomes para reforçar o time na temporada. Como parte da estratégia definida para o ano, os novos atletas irão compor o elenco ao lado dos jovens da base.

Serão três competições que o Tricolor disputará em 2019: Campeonato Paranaense, Copa do Brasil e Série B do Brasileirão.

Confira as principais novidades do clube nesse início de temporada:

>> MERCADO DA BOLA 2019: confira o vai e vem do seu clube no mercado

**

Quais são os reforços confirmados?

Oficialmente, o clube anunciou apenas o meia Higor Leite (ex-Londrina), o volante chileno Alejandro Márquez (ex-O’Higgins), o zagueiro Eduardo Bauermann (ex-Figueirense) e o lateral direito Eder Sciola (Brasil-RS) . No entanto, outros reforços estão acertados:

- Filipe, goleiro(Santos)

- Fernando Neto, lateral (Fluminense)

- Rodolfo, zagueiro (Joinville)

- Fernando Timbó, zagueiro (Paysandu)

- Matheus Lopes, zagueiro (Atlético-MG)

- Itaqui, volante (Brasil-RS)

- Kadu, meia (Joinville)

- Jenison, ataque (Cuiabá)

Chileno Márquez já foi anunciado pelo Tricolor. Divulgação

Quem está sendo especulado?

Alguns jogadores ainda são especulados no Paraná, apesar da grande reformulação. Do atual elenco, apenas o meia Maicosuel negocia com o São Paulo para um novo empréstimo ou liberação do atleta para acertar com o Tricolor.

Quem pode chegar é o atacante Cléo, atualmente sem clube, após defender o chinês Qingdao Huanghai em 2018. Além dele, o lateral-direito Sueliton, ex-Criciúma e Goiás, e o lateral-esquerdo Guilherme Santos, ex-Atlético-MG e Vasco também podem chegar.

Maicosuel pode permanecer no ParanáAlbari Rosa/Gazeta do Povo

Quais jogadores foram embora? Para onde?

O principal modelo de contratos utilizado pelo Tricolor em 2018 era de empréstimos até o final do ano. Além disso, com a receita reduzida em 2019, a reformulação é grande na Vila Capanema. Veja quem já se despediu do clube:

- Guilherme Biteco (São Caetano), Silvinho (fim do empréstimo, pode ir ao Seongnam IC, da Coreia do Sul), Junior, lateral (CRB), Cleber Reis (Santos), Caio Henrique (Atlético de Madrid), Mansur (Atlético-MG), Carlos (Atlético-MG), Charles (Ceará), Leandro Vilela (Vitória), Rayan (Ferroviária) e Torito Gonzalez (sem clube).

Jogadores que voltaram de empréstimo e já foram renegociados:

- Cristovam (Ceará), Vitor Feijão (Ceará), Alemão Junior (Ituano)

Vítor Feijaõ e Cristovam já foram anunciados no CearáDivulgação/Ceará

Alguém voltou de empréstimo?

Já que Cristovam, Alemão Júnior e Vitor Feijão que voltavam de empréstimo foram negociados, a lista de quem volta ao Tricolor com situação indefinida tem apenas:

- Luiz Otávio, volante (CRB)

- Minho, atacante (Fortaleza)

Quando estreia na temporada?

A estreia do Paraná no Paranaense acontece dia 20 de janeiro, domingo, às 17h, quando recebe o Operário na Vila Capanema.

Quem enfrenta na primeira fase da Copa do Brasil?

Na competição nacional, o Paraná encara o Itabaiana-PB. Como é partida única e, por jogar fora de casa, o Tricolor avança em caso de empate. A partida acontecerá nos dias 6 ou 13 de fevereiro (quarta-feira), ainda a ser confirmada pela CBF.

Pode perder algum jogador ainda?

Outros jogadores ainda podem deixar o clube para a temporada 2019.

- Richard, goleiro (Fluminense), Thiago Rodrigues, goleiro (América-MG), David Rambo, goleiro (Inter de Lages), Igor, lateral (CRB), Jhonny Lucas, volante (Vasco, Atlético de Madrid), Alex Santana, volante (Botafogo), Nadson, meia (Chapecoense), Rafael Grampola, atacante (Joinville).

Goleiro Richard está na mira do FluminenseAlbari Rosa/Gazeta do Povo

Como ficou a receita financeira, após o rebaixamento?

Com o rebaixamento, o Paraná perde grande parte da receita de televisão. Em 2018, em torno de R$ 28 milhões foram pagos pelos direitos de transmissão. Em 2019, a queda será para um valor em torno de R$ 7 milhões.

**

Tabela Copa São Paulo

**

Grupo de WhatsApp do Tricolor

A temporada 2019 tem tudo para ser de redenção para o Paraná Clube. Por isso, facilite sua relação com o clube e receba informações do Alviverde no seu celular.

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos.

Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias Meu Tricolor. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]