• Carregando...
João Antônio e Adoílson seguram o troféu de campeão de 1994: um dos marcos da história do Paraná
João Antônio e Adoílson seguram o troféu de campeão de 1994: um dos marcos da história do Paraná| Foto: Antonio Costa/Arquivo/Gazeta do Povo

União, força, luta, história, glórias. Palavras fortes que traduzem estes 30 anos de Paraná. O Tricolor, nascido da fusão entre Colorado e Pinheiros, completa seu trigésimo aniversário neste 19 de dezembro de 2019 [confira no infográfico abaixo as estatísticas paranistas].

Outrora uns dos mais ricos do Brasil, o Paraná tem seu passado mais recente assolado por problemas financeiros e uma amarga assiduidade na Série B. Cenário de dificuldades que não apaga a vitoriosa história paranista, principalmente, no período hegemônico dos anos 90.

Em seus 10 primeiros anos, o Tricolor foi o bicho papão do estado. Foi campeão paranaense seis vezes, com direito a um pentacampeonato (1991, 1993, 1994, 1995, 1996, 1997). O título brasileiro da Segunda Divisão em 1992 também foi um marco da década de ouro.

Mais tarde, a conquista do Módulo Amarelo da Copa João Havelange em 2000 completou o meteórico início de história do Paraná - e também o princípio de uma nova era, marcada por dificuldades e desafios. O sétimo (e último) título estadual veio somente em 2006, ano em que também conquistou uma inédita vaga na Libertadores. Em 2007, em meio à disputa internacional, o Paraná fez um Brasileiro irregular e caiu de divisão.

Instagram: clique aqui para seguir o vai e vem de mercado do Paraná nos stories da @gpesportiva

Ao todo, foram 10 anos na Série B, até um novo acesso em 2017. Na disputa da Série A de 2018, o Paraná teve uma das piores campanhas da história da competição e acabou sendo rebaixamento novamente. Nesta temporada, lutando rodada a rodada por um novo acesso, o clube terminou a competição no sexto lugar, com 56 pontos.

A Gazeta do Povo levantou alguns dados destes 30 anos de Paraná e produziu um infográfico com curiosidades. Você sabe quem é o jogador que mais atuou pelo Paraná? Quantas camisas já foram usadas pelo clube? E quem foi o autor do primeiro gol da história? Entre outras informações. Confira!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]