• Carregando...
 | /
| Foto: /

O Paraná enfrenta o Londrina nesta terça-feira (6), às 20h30, no Estádio do Café, em mais uma edição do confronto que possui uma rivalidade crescente nos últimos anos. Representantes paranaenses na Série B, ambos lutam por uma vaga na Primeira Divisão.

TABELA: Veja como está a classificação da Série B

Entre vários motivos que explicam como a importância deste jogo cresceu, é possível enumerar cinco razões:

1- Dinheiro

Enquanto o Paraná tem dificuldades financeiras nas últimas temporadas, o Londrina cresceu as suas receitas. Para esta temporada, inclusive, o Tubarão recebeu mais (R$ 5,6 milhões) do que o Tricolor (R$ 5,2 milhões) para a disputa da Série B, resultado da melhor campanha da equipe do interior no ano passado.

2- Terceira Força

Desde que o Londrina voltou a ser campeão estadual, em 2012, e chegou na Série B, no ano passado, há a discussão sobre quem é a terceira força do estado. Há mais tempo nesta posição, com melhor ranking da CBF (33º x 45º), mais títulos estaduais e sem ter frequentado a Série C e D recentemente, o Paraná está na frente nesta disputa. Porém, se o Tubarão terminar a Série B novamente na frente e, principalmente, conseguir o acesso, poderá ultrapassar os paranistas. Na Primeira Liga deste ano o Londrina já terminou na frente, mas os dois times se classificaram. No Estadual, o Tricolor caiu nas quartas, e o Londrina na semifinal.

3- Comando Técnico

Paraná e Londrina se diferenciam bastante quando o assunto é treinador. Enquanto o Tubarão está com Claudio Tencatti no comando desde 2011, o Tricolor já está no segundo treinador de 2017. Após uma boa campanha no Paranaense, Wagner Lopes decidiu aceitar uma proposta do exterior e abriu a vaga para Cristian de Souza.

4- Provocações

As provocações, desabafos e reclamações nos últimos meses também têm feito crescer a rivalidade entre as duas equipes. No ano passado, durante o Estadual, o zagueiro Sílvio disse que o Londrina era maior que o Paraná e o dirigente Ocimar Bolicenho, em setembro, afirmou que o Londrina era a terceira força do estado. Do outro lado, dirigentes paranistas reclamaram muito quando tiveram que jogar contra o Tubarão no Estádio Vitorino Gonçalves Dias (VGD), chamando a equipe do interior de “time de província”.

5- Gestão

Paraná e Londrina tem dois modelos de gestão bem diferentes. No Londrina a fórmula é de terceirização total, com o o comando do futebol ficando com o empresário Sérgio Malucelli , dono da SM Sports, gestora do Londrina, e com o diretor de futebol e ex-presidente paranista Ocimar Bolicenho. O presidente do clube, Felipe Prochet, não interfere.

Já no Paraná a presença do presidente Leonardo Oliveira é constante e o clube ainda busca profissionalizar cada vez mais seu departamento de futebol. Atualmente, o setor é comandado pelo executivo Rodrigo Pastana.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]