• Carregando...
Cheio de obstáculos para permanecer na Série A, Paraná terá de fazer um segundo turno de alto nível para não ser rebaixado. | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
Cheio de obstáculos para permanecer na Série A, Paraná terá de fazer um segundo turno de alto nível para não ser rebaixado.| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Apresentado nesta semana pelo clube, o técnico Claudinei Oliveira projeta a reação do Paraná na Série A para o segundo turno do Brasileirão 2018. Nos planos do comandante, a equipe precisa apresentar uma das dez melhores campanhas da segunda parte do campeonato para permanecer na elite do futebol brasileiro.

“Temos que zerar o que passou e com a obrigação de ficar entre os dez melhores do segundo turno. É o que nos resta a fazer. Não adianta pensar que nunca aconteceu. Pode acontecer. Com a entrega de todos, temos condições”, declarou Oliveira. “Seu eu não acreditasse, não teria vindo, não estaria aqui”.

>> TABELA BRASILEIRÃO 2018: confira os resultados e próximos jogos

Lanterna com 14 pontos, a matemática é um pouco mais dura para o Paraná. O time da Vila Capanema precisa fazer uma das oito melhores campanhas do returno, segundo as estatísticas históricas da competição. Os décimos colocados do returno das três últimas edições da Série A não fizeram mais do que 27 pontos - oscilaram entre 25 e 27. Nessa toada, o Tricolor chegaria apenas a 41 pontos, uma soma que, pelo retrospecto do campeonato, não garante a permanência na Primeira Divisão. Em 2017, o Coritiba foi rebaixado com 43 pontos, assim como o Internacional em 2016. Já em 2015, o Avaí sofreu o descenso somando 42 pontos.

LEIA MAIS: Técnico diz que Paraná não pode ser visto como ‘café com leite’ pela arbitragem

Considerando que 44 pontos seja o número salvador - o sempre almejado número mágico -, o Tricolor precisa abocanhar, no mínimo, mais 30 pontos - um aproveitamento de 52,6% dos pontos disputados. Levando em conta o pífio aproveitamento de 24,6% registrado no primeiro turno, o Paraná teria de somar nos últimos 19 jogos, mais do que o dobro do que alcançou nos 19 confrontos iniciais do torneio.

Em busca dessa missão, o Paraná se prepara agora para enfrentar o São Paulo. O duelo está marcado para quarta-feira (22), às 19h30, na Vila Capanema.

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]