i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Velho Continente

Sonho de boleiro: a nova vida de Jhonny Lucas, ex-Paraná, no futebol europeu

  • PorJulio Filho
  • 29/08/2019 14:08
Jhonny Lucas fechou som o Sint-Truidense, da Bélgica
Jhonny Lucas fechou som o Sint-Truidense, da Bélgica| Foto: Crédito: Reprodução/Instagram

Aos 19 anos, Jhonny Lucas desembarcou em 21 de agosto na bucólica Sint-Truiden para consumar um sonho que mobilizou sua família inteira na última década: jogar no futebol europeu.

Cria do Paraná desde o futsal na sede da Kennedy, o atleta fechou com o modesto Sint-Truidense. O Tricolor não revela os valores da transação. “A Bélgica caiu do céu para mim e o Sint-Truidense é o clube ideal”, comemora Jhonny.

Jhonny Lucas assina contrato com o Sint-Truidense, da Bélgica. Foto: Arquivo pessoal
Jhonny Lucas assina contrato com o Sint-Truidense, da Bélgica. Foto: Arquivo pessoal

A ida para a região flamenga representa novos desafios profissionais e pessoais. Além de se adaptar ao futebol praticado no país, o atleta encara as dificuldades com os novos idiomas e, claro, a adaptação à culinária local, tradicional reclamação de atletas brasileiros no exterior.

“Nos primeiros dias ficamos em hotel e foi difícil. Não tem feijão e nem arroz. E tudo tem batata”, brinca Jhonny. Os primeiros dias no Velho Continente têm a companhia de seu pai, Mario Vieira, o Mazola, e de seu fisioterapeuta particular, Cid Araújo.

Na sequência, o restante da família irá também, contando com dois irmãos jogadores que também sonham em atuar na Europa, além de um terceiro irmão que estudará para virar treinador.

“A partir do quarto dia fomos para o apartamento escolhido pelo clube, aí o Mazola e o Cid pilotam a cozinha. Aí comemos como no Brasil. E, se faltar algo, pedimos pela internet”, conta.

Prédio em que Jhonny Lucas vive na Bélgica fica dentro do complexo do estádio do Saint-Truiden
Prédio em que Jhonny Lucas vive na Bélgica fica dentro do complexo do estádio do Saint-Truiden

“Morando no estádio”

Jhonny Lucas vive em um apartamento com sacada em um prédio baixo situado no mesmo complexo do estádio Stayen, com capacidade para 14,6 mil espectadores. O espaço do Sint-Truidense conta ainda com mercado, shopping, padaria, lojas e academia.

Além do estádio, o clube tem um centro de treinamentos simples e funcional, com dois campos de grama natural e um de piso sintético.

“O clube nos chamou a atenção por priorizar jogadores jovens e não ter tanta pressão por títulos”, explica o novo camisa 33 do clube belga que revelou Marc Wilmots, um dos grandes jogadores da história do país.

  • Vista da cidade de Sint-Truiden, na Bélgica
  • Nesta época do ano, sol se põe às 21h em Sint-Truiden
  • Apartamento de Jhonny Lucas na Bélgica
  • Vista da sacada do apartamento de Jhonny Lucas
  • Volante ex-Paraná vestirá o número 33 no novo clube
  • Mário Vieira, o Mazola, abraça Jhonny Lucas ao lado de dirigentes do Sint-Truiden. Nas pontas, os amigos Diego Bittencourt e Mateus Magalhães

Próximos jogos do Paraná

  • Paraná x Vila Nova - 30/8, 19h15
  • CRB x Paraná - 5/9, às 19h15
  • Paraná x Cuiabá - 14/9, 19h
  • Guarani x Paraná - 21/9, 11h
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 0 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.