• Carregando...
Um Papa sorridente surpreendeu e agradou os fiéis brasileiros. | Rodolfo BUuhrer/Gazeta do Povo
Um Papa sorridente surpreendeu e agradou os fiéis brasileiros.| Foto: Rodolfo BUuhrer/Gazeta do Povo

"Sempre tive sorte contra o Grêmio"

O atacante Josiel finalmente voltou a brilhar com a camisa do Paraná Clube. O jogador, que amargou um jejum de oito jogos sem marcar, fez as pazes com a torcida ao marcar duas vezes e a dar o passe para o terceiro gol na goleada paranista sobre o Grêmio. Aliás, o faro de gol do avante contra o Tricolor gaúcho não é de hoje.

Leia a análise de Josiel sobre o jogo e a atuação do time

Zetti exalta atuação dos estreantes

"O Luiz Henrique fez a sua primeira participação, ele só conhecia o Adriano na equipe. Falei para ele jogar simples, até porque ele poderia estar nervoso pela estréia, mas ele foi bem ali pela esquerda. O Márcio também foi bem no primeiro tempo, teve participação no primeiro gol, se movimentou, foi mais ofensivo pelo setor. E o Adriano ali já treinou com o Xaves, fez o seu papel".

Confira a entrevista completa com o treinador paranista

Mesmo com um público pífio, mas com um futebol de encher os olhos, o Paraná levou a melhor no duelo dos tricolores e goleou o Grêmio por 3 a 0, largando com o pé direito neste Campeonato Brasileiro. É verdade que os gaúchos atuaram com um time misto, mas para os paranistas o que valeu foi a boa apresentação e os três primeiros pontos na competição.

Além de dois gols e uma boa atuação, o atacante Josiel recuperou a sua auto-estima. Os poucos torcedores do Tricolor paranaense que compareceram ao jogo esperam que o faro de gol do início da temporada também tenha voltado. Outro destaque foi a entrada de dois reservas, os jovens Everton e Renan, que infernizaram a defesa gremista.

Entre os estreantes, o ala esquerdo Márcio Careca, enquanto esteve em campo, fez um ótimo primeiro tempo, e possivelmente poderá colocar Egídio no banco de reservas. Na zaga, Luiz Henrique deve se firmar como o companheiro de Daniel Marques pela esquerda da defesa. No meio, Adriano não foi brilhante, mas também não comprometeu.

Já o Grêmio, muito desentrosado, foi presa fácil, apesar da forte marcação imposta durante os 90 minutos. Na próxima rodada, o Paraná vai até Caxias do Sul encarar o Juventude. Já os gremistas voltam a pensar na Taça Libertadores, torneio no qual enfrentam o Defensor no Uruguai. No Brasileirão, a equipe vai a campo contra o Fluminense no outro fim de semana.

Meio sem querer, Josiel abre o placar no 1.º tempo

Um Grêmio recheado de reservas é mais fácil de ser batido? Para os jogadores do Paraná, isso pouco importava, e a equipe começou o jogo respeitando o adversário, mas jogando sempre em busca do gol. Ao tomar a iniciativa, o Tricolor paranaense exigia muito do setor defensivo dos gaúchos, bastante desentrosados.

Uma característica que facilitou a construção da vitória paranista foi o toque de bola, mais preciso do que nos últimos jogos, sobretudo na perda do título estadual e nos dois jogos das oitavas da Libertadores. A equipe, aliás, esteve com muito mais vontade do que contra o Libertad, e a tímida, mas presente, pressão ofensiva do Paraná logo foi recompensada.

Márcio Careca começou jogada pela esquerda e passou bom passe para Vinícius Pacheco. O atacante deixou Schiavi para trás e cruzou para Josiel, que tocou fraco, e a bola iria para fora, não fosse a colaboração do goleiro Galatto no lance. Em desvantagem, o Grêmio até procurou sair da retranca, mas sem acertar os passes ficou difícil.

Jogadores vindos do banco terminam o serviço

Com duas alterações, a equipe gaúcha voltou para a etapa final com disposição para tentar empatar. Mas, dentro de campo, a produção ofensiva foi ainda menor do que fora nos primeiros 45 minutos. Tanto que Flávio fez uma defesa apenas no segundo tempo e pôde assistir de camarote ao êxito dos jogadores do setor ofensivo paranista.

Com Everton atuando no lugar de Márcio Careca como um verdadeiro ponta de lança, o Tricolor paranaense passou a explorar o setor, criando algumas boas oportunidades. Mas só após da entrada de Renan no lugar de Vinícius Pacheco é que a equipe deslanchou, aniquilando o Grêmio, que só passou a se defender.

Josiel, apesar do gol no primeiro tempo, estava sumido até o pênalti sofrido por Renan. Coube ao atacante fazer o seu segundo gol na partida, aumentando a fatura a favor do Paraná. Mas o desentrosamento gaúcho, somado ao cansaço, abriu ainda mais espaços e brechas para os jogadores paranistas explorarem.

E em uma dessas rápidas descidas, Lima matou a partida e decretou a goleada. E o fato de ter sido sobre o mistão não diminuiu a alegria da torcida e dos donos da casa após o apito final. Assim como os rivais da capital, o Paraná larga com vitória neste Campeonato Brasileiro.

Confira a ficha técnica e os principais lances da vitória paranista

Saiba como está a classificação do Brasileirão e quais são os próximos jogos

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]