• Carregando...

A estréia do Paraná na fase de grupos da Taça Libertadores da América não poderia ter sido melhor. Atuando fora de casa, em um estádio com 35 mil torcedores do Unión Maracaibo, sob forte calor, o Tricolor não se intimidou, jogou explorando os erros dos venezuelanos, e fez 4 a 2 sobre os donos da casa. Com o resultado, a equipe paranista assumiu a liderança do Grupo 5. O Paraná tem três pontos, Flamengo e Real Potosí têm um, e o Maracaibo está com zero.

Vídeo:Assista aos gols da bela vitória paranista

A vitória do Tricolor se construiu na base da forte marcação na defesa, que sofreu com as descidas dos atacantes Casseres e Arismendi, e com os rápidos contra-ataques, municiados principalmente pelo trio Dinelson, Henrique e Josiel, que deixaram cada um a sua marca. Gérson fez o outro gol tricolor na partida. A entrada de Lima e Joelson no 2.º tempo deu novo gás, e o time ainda perdeu boas chances para golear.

Na próxima rodada, o Paraná recebe o Real Potosí em casa, em jogo marcado para a quarta-feira (21), às 19h30, na Vila Capanema. Já o Maracaibo vai até o Rio de Janeiro enfrentar o Flamengo.

Tricolor larga na frente, mas Maracaibo consegue empate

Como era esperado, o Unión Maracaibo começou o jogo no ataque, buscando o gol com menos de um minuto de partida. Porém, o Paraná mostrou um time bastante maduro e consciente de como se joga uma Libertadores e respondeu em seguida. André Luiz cruzou, a bola foi dividida entre Angelucci e Beto, mas o goleiro venezuelano levou a melhor. Durante os 45 minutos iniciais, o jogo foi bastante disputado e muito equilibrado.

Entretanto, até os 25 minutos, o Maracaibo teve as melhores oportunidades de abrir o placar. Aos cinco, Arismendi dominou na entrada da área e mandou um chute perigoso, que passou perto do gol de Flávio. Aos 12, Casseres subiu mais do que a zaga paranista e cabeceou para fora. Seis minutos depois, o mesmo Casseres acertou a bola na trave, em nova jogada em que o atacante subiu mais do que os defensores do Paraná.

O Tricolor respondeu com boas jogadas aos 17, com um chute forte de Gérson que explodiu no peito do arqueiro Angelucci, e com Dinelson em duas oportunidades, aos 31 e 34 minutos. E em um jogo parelho, a qualidade individual costuma fazer a diferença. E fez nos dois gols do 1.º tempo. Aos 38, Josiel foi lançado, dominou e tirou o zagueiro com um toque e com categoria mandou um petardo para o fundo das redes do Maracaibo.

Os venezuelanos, atrás no placar, voltaram com toda a força nos minutos finais, e em uma jogada individual, conseguiram o empate. Casseres disputou jogada com Neguette, levou a melhor e cruzou para Arismendi, que só teve o trabalho de empurrar para o gol.

Nos contra-ataques, Paraná mata o jogo

O equilíbrio e a pegada dos primeiros 45 minutos continuou na volta de Maracaibo e Paraná para o 2.º tempo. Porém, a maior qualidade individual dos jogadores do Tricolor começou a fazer a diferença logo aos quatro minutos, quando Dinelson rolou boa bola para Henrique, mas ela correu demais e Angelucci fez a defesa. Os paranistas não desistiram e foram recompensados cinco minutos depois.

Em rápida jogada, novamente entre Dinelson e Henrique, o meia saiu na cara do gol e fuzilou, fazendo 2 a 1 a favor do Paraná. Na saída de bola, o Maracaibo perdeu a posse da pelota e o Tricolor fez o terceiro. Em novo contra-ataque tramado entre Dinelson e Henrique, o meia desta vez serviu o atacante, que deixou a sua marca e aumentou a vantagem tricolor.

O técnico do Maracaibo Jorge Pellicer mexeu na equipe e aos 21 os venezuelanos diminuíram com Casseres. Quando esperava-se que os donos da casa passassem a exercer uma forte pressão sobre o Paraná, os jogadores do Tricolor fizeram o quarto dois minutos depois. Dinelson, mais uma vez, fez ótima jogada individual e cruzou nos pés de Gérson, que empurrou para as redes do Maracaibo e encerrou a fatura.

O Maracaibo tentou diminuir, mas quase tomou uma goleada. Joelson e Josiel perderam duas outras boas chances, e o placar ficou inalterado até o fim do jogo.

Confira quais foram os principais lances da vitória do Paraná em Maracaibo

Veja algumas imagens do triunfo tricolor nas imagens de Pedro Serápio

José Domingos dedica vitória à união no Paraná

Zetti minimiza fama de "pé quente" e destaca atuação dos jogadores

Jogadores destacam força do grupo do Tricolor

UNIÓN MARACAIBO 2 x 4 PARANÁ

Local: Estádio José Encarnación Romero, em Maracaibo (Venezuela).Árbitro: Samuel Haro (EQU).Auxiliares: Carlos Vera (EQU) e Fernando Tamoyo (EQU).Cartões amarelos: Gérson, Daniel Marques (PAR) e Neguette; Bovaglio (MAR).Gols: Josiel, aos 38 do primeiro tempo, e Arismendi, aos 44 do primeiro tempo. Dinélson, aos 9, Henrique, aos 11, e Gérson, aos 23 minutos do segundo tempo.

Unión Maracaibo - Angelucci, Luis Vallenilla, Lucas Bovaglio, Juan Fuenmayor e Elvis Martínez; Pedro Fernández, Mea Vitali, Darío Figueroa (Emilio Rentería) e Gabriel Urdaneta (Almeyda); Cristian Cásseres e Daniel Arismendi (Ballesteros). Técnico: Jorge Pellicer

Paraná - Flávio, André Luiz, Daniel Marques, Neguette e Egídio; Xaves, Beto, Gérson e Dinélson (Alex); Henrique (Joélson) e Josiel (Lima). Técnico: Zetti.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]