• Carregando...

Pelé pediu à Fifa que introduza um teto salarial para os jogadores de futebol e alertou que as enormes quantias de dinheiro mudando de mãos no esporte pode prejudicar a imagem da modalidade para as futuras gerações.

Pelé, na Nigéria para promover a campanha do Rio de Janeiro aos Jogos Olímpicos de 2016, disse à Reuters que estava preocupado com a forma como o futebol mudou devido à entrada do dinheiro de bilionários que ingressaram no esporte nos últimos anos.

"No meu tempo era um pouco diferente -- nós não tínhamos grandes patrocinadores", disse Pelé a Reuters em entrevista na embaixada do Brasil em Abuja, capital da Nigéria, na noite de segunda-feira.

"Hoje existem grandes patrocinadores, grandes companhias que apoiam a futebol. Mas no meu ponto de vista e do ponto de vista da Fifa, isso (salário dos jogadores) deveria ser controlado."

O presidente da Fifa, Joseph Blatter, tem criticado as enormes quantias de dinheiro envolvidas no futebol, repetindo a preocupação da Uefa e de outras autoridades esportivas.

No entanto, Blatter saudou a transferência de Cristiano Ronaldo do Manchester United para o Real Madrid por 131 milhões de dólares, a maior da história, afirmando que demonstrava a popularidade duradoura do futebol.

O clube espanhol já gastou mais de 300 milhões de dólares nas últimas semanas para reforçar sua equipe com Ronaldo, Karim Benzema, Kaká e Raúl Albiol.

Pelé alertou que a imagem do futebol pode ser manchada para as próximas gerações se as quantias milionárias continuaram sendo envolvidas nas negociações de jogadores.

"Hoje você tem jogadores no Manchester United, Real Madrid, Milan, ou em qualquer outro clube, que chega e beija a camisa. No dia seguinte, ele muda de time e beija outra camisa. Acho que isso é algo que precisamos prestar atenção para a próxima geração", disse Pelé, após um evento em que doou bolas de futebol para crianças nigerianas.

Pelé, ao lado de outras autoridades brasileiras, vão apresentar a campanha do Rio de Janeiro a alguns membros do Comitê Olímpico Internacional (COI) na capital nigeriana nesta terça-feira.

As outras candidatas olímpicas -- Tóquio, Chicago e Madri -- também farão campanha junto aos integrantes do COI. A cidade vencedora será anunciada em 2 de outubro, em Copenhague.

"Já aconteceram várias Olimpíadas nos Estados Unidos e na Europa, mas nunca tivemos uma na América do Sul", disse Pelé. "Todo mundo sabe que o Brasil está preparado. Não apenas o Brasil, mas toda a América do Sul."

O Brasil também vai sediar a Copa do Mundo de 2014.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]