VÍDEO: Confira alguns vídeos da 7ª etapa do Circuito Paranaense
O balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, recebe neste fim de semana a 8ª e penúltima etapa do Circuito Paranaense Bogan Sumatra Open de Bodydoard. A previsão é de que cerca de 100 atletas participem das baterias, que serão realizadas no sábado (15) e domingo (16), com previsão de tempo nublado e ondas de até 1 metro e meio de altura.
De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, podem ocorrer pancadas de chuvas nas tardes de sábado (15) e domingo (16). "Esperamos que não chova, pois na última etapa aconteceu e quase atrapalhou as disputas. Mas, por outro lado, com o tempo instável teremos garantia de boas ondas", disse Stéfano Triska, presidente da Federação Paranaense de Bodyboarding, por telefone, à Gazeta do Povo Online.
Mil pontos estarão em disputa nesta etapa. Ao final do Circuito, os quatro piores resultados de cada atleta serão descartados e quem tiver maior pontuação fica com o título.
A disputa tem ficado mais acirrada a cada etapa. No feminino, Guta Borges lidera a disputa com 4.268 pontos, seguida por Pérola de Souza (4.133) e Maria Alice Sabóia (3.643). No masculino o líder é Sanderson Trevisan, que tem 3.735 pontos. O segundo colocado é Giovane Ferreira (3.265) e o terceiro é Thiago Ribas (2.910), todos com chance de conquistar o título da temporada.
Campeonato prestigiado
Além dos atletas locais, bodyboarders de outras praças também irão participar das disputas deste fim de semana. O catarinense Eder Luciano (1.500 pontos no ranking), campeão do Circuito Europeu do esporte e vencedor da 7ª etapa do Paranaense, confirmou presença na disputa. Apesar de uma chance remota de ser campeão (afinal só estão em disputa 2 mil pontos), ele promete esquentar a briga dos favoritos.
No feminino, a novidade fica por conta da presença da paranaense Lorraine Lima que atualmente mora e treina no Rio de Janeiro. "A chegada da atleta Lorraine será decisiva para o evento. Ela vem direto do ISA Games em Portugal e do Mundial na Venezuela e está totalmente preparada para as ondas de Praia de Leste, local onde deu início a sua carreira. Ela vem com gás e mexe com as outras competidoras", disse.
A presença de atletas de outros estados tem qualificado as disputas paranaenses. Para Triska, quem ganha são os atletas amadores e profissionais do estado. "A vinda desse pessoal aumenta o nível técnico da nossa competição. O pessoal daqui fica meio mordido e se esforça ainda mais para conquistar as vitórias". O presidente da Federação só lamenta a falta de apoio e incentivo ao esporte no estado. "Se tivéssemos mais apoio financeiro, poderíamos qualificar e profissionalizar nosso esporte aqui no Paraná".
Maratona Ecológica
No sábado (15) será realizada mais uma edição da Maratona Ecológica "Nossa Praia é Limpeza", organizada pela Força Verde. A ação faz parte do projeto "A Onda Agora é Preservar", que é uma parceria entre a FPB e Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos. Grupos de crianças irão competir para ver quem consegue coletar mais lixo reciclável das praias paranaenses.
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Após críticas, Randolfe retira projeto para barrar avanço da direita no Senado em 2026
Lula não passa presidência para Alckmin e ministros assumem tratativas no Congresso; assista ao Entrelinhas
São Paulo aprova isenção de IPVA para carros híbridos; elétricos ficam de fora
Deixe sua opinião