• Carregando...
Pedro Ken é o recordista de desarmes: em oito partidas, 20 vezes | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Pedro Ken é o recordista de desarmes: em oito partidas, 20 vezes| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Alviverdes

Destaque

Douglas Silva estreou no Brasileiro, domingo, contra o São Paulo, com grande apresentação. Entrou no espírito da equipe. No Alviverde, foi quem mais desarmou: quatro vezes.

Jéci

O Coritiba confirmou o interesse pelo zagueiro que está no Palmeiras. Jéci dependeria apenas do aval do novo treinador do time paulista, ainda indefinido, para retornar ao Alto da Glória. Contudo, Carlos Arini, presidente do Guaratinguetá, equipe dona de 60% dos direitos do atleta, garantiu, ontem, que ainda não foi procurado por nenhum dos Alviverdes.

Vicente

Lateral está nos planos da Ponte Preta, clube que ele defendeu em 2008.

Coritiba 100 anos

Faltam 97 dias - 7 de julho

... Em 1946, nasce Sidney Buttine, em São Paulo. O ponteiro direito Sidney defendeu o Coritiba de 1974 a 1976.

... Em 1955, nasce Paulo Roberto Follador, em Curitiba. Filho do ponteiro-esquerdo Renatinho, ídolo do clube nos anos 50, Paulinho foi um meio-campista habilidoso, que defendeu o Coritiba de 1974 a 1977.

... Em 1985, o Alviverde vence o Corinthians (SP) por 1 a 0, gol de Lela.

... Em 2004, o atacante Alemão faz um belo gol no Corinthians (SP).

... Em 2007, o Coritiba vence a equipe do C.R.B (AL) por 2 a 1. Nessa partida, após muitos anos, novamente as bandeiras são aceitas no estádio.

Se você tem objetos, vídeo, áudio e fotos relativos ao passado do Coritiba, ligue para 41 9957-8672. Os Helênicos se responsabilizam por buscar, fotografar e devolver o material com a maior brevidade possível.

Se os jogadores do Coritiba não conseguiram explicar como fazer para manter o mesmo desempenho do fim de semana nas próximas partidas do Brasileirão (após a convincente vitória sobre o São Paulo por 2 a 0, no Couto Pereira), a resposta mais fácil talvez possa ser encontrada nas estatísticas da competição. Mais especificamente nas roubadas de bola.

Nos nove jogos da 9.ª rodada do Nacional por pontos corridos (Corinthians e Fluminense jogam amanhã) o Coritiba foi a equipe que mais desarmou o adversário. Na partida de domingo, por 23 vezes o Alviverde retirou a bola do Tricolor paulista e, em grande parte das oportunidades, arrancou no contra-ataque.

O desempenho fez a equipe ultrapassar o Palmeiras no ranking geral dos desarmes e assumir a segunda colocação. Atualmente o Coritiba soma 173 roubadas e só perde para o Flamengo no quesito – a equipe carioca tem a marca de 206.

"Com certeza esse é um dos motivos da nossa atuação (contra o São Paulo). A marcação é um dos pontos principais do futebol moderno, é só ver que as equipes com maior sucesso são as que marcam melhor", afirma o meia Pedro Ken.

O jogador formado no Coritiba é quem tem a melhor marca da equipe na perseguição ao rival. Em oito partidas, desarmou o adversário em 20 ocasiões. Logo depois dele estão Carlinhos Paraíba (17 roubadas em 6 jogos) e Leandro Donizete (16/8).

A marcação passou a ser uma dos principais pedidos do técnico René Simões quando ele começou a ter mais tempo para treinar – leia-se após a eliminação na Copa do Brasil. Por várias ocasiões o técnico defendeu a sua defesa, que chegou a ser a mais vazada da competição, creditando o problema também a falta de comprometimento de outros setores, principalmente o ataque. As cobranças surtiram efeito.

"O mais importante é o time todo estar concentrado. Não apenas eu, o Carlinhos ou o Leandro. Se a marcação começa lá na frente, como vem acontecendo, por ocasiões acabamos dobrando ela no adversário", diz o jogador que, curiosamente, não tinha a marcação como uma característica destacada. "Não era muito o meu forte. Mas quando me machuquei, olhando de fora, percebi que precisava melhorar isso e comecei a trabalhar."

Melhor do que as estatísticas, contudo, são os exemplos. Com essa mesma estratégia – da marcação coletiva – além do São Paulo o Coxa venceu o Internacional (1 a 0) pela Copa do Brasil, o Flamengo (5 a 0) e o Náutico (1 a 0) pelo Brasileiro. O inverso também é verdadeiro. Quando relaxou, perdeu para o Corinthians e os reservas do Internacional.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]