• Carregando...

Brawn planeja melhorias no carro

Mundial

Folhapress

Monza - A apenas quatro corridas do encerramento do Mundial de F-1, com 40,5 pontos de folga na liderança do campeonato de construtores e tendo seus dois pilotos nos dois primeiros lugares do de pilotos, a Brawn GP não quer saber de arriscar.

Com seu futuro ainda indefinido para a temporada de 2010, o time de Ross Brawn já trabalha para chegar a Cingapura, em menos de duas semanas, com novidades em seus carros.

"Estamos numa posição confortável, mas teremos um grande pacote de ‘upgrades’ para a próxima corrida", confirmou o chefe da equipe após conquistar ontem, em Monza, a quarta dobradinha do ano, a primeira com Rubens Barrichello à frente de Jenson Button.

Para o piloto brasileiro, que venceu duas das três últimas corridas (os GPs de Europa e Itália), seu time tem condições de se dar melhor em três das próximas etapas, especialmente por causa da temperatura -a performance dos carros da Brawn GP é melhor com as temperaturas mais elevadas.

São Paulo - O tricampeão mundial de F-1 Ne­­lson Piquet, pai do piloto brasileiro Nelsinho Piquet, disse que o espanhol Fernando Alonso, da Renault, tinha conhecimento da suposta armação da batida do ex-companheiro de equipe durante o GP da Cingapura de F-1 de 2008, segundo informação do jornal espanhol Sport.

Alonso disse na semana passada ter sido pego de surpresa pelo fato de o ex-companheiro de Re­­nault ter confessado que provocou uma batida a pedido do chefe da escuderia, Flavio Briatore, e do engenheiro chefe do time, Pat Symonds. Segundo Nelsinho, a intenção dos chefes era forçar a entrada do safety car e, assim, favorecer o espanhol, que realizou um pit stop pouco antes do acidente.

Segundo o Sport, Nelson Piquet afirmou em seu depoimento à FIA (Federação Internacional de Automobilismo) que Alonso sabia do pedido dos chefes de equipe a Nelsinho.

"Fernando sabia de tudo. Alon­­so não poderia ignorar esse fato. Se ele era o 15.º (na largada) em um circuito urbano, não tem sentido sair com pouca gasolina. Ele poderia ultrapassar, no máximo, três carros. Depois, parou (nos boxes) e ficou em último. É uma estratégia sem sentido", disse Piquet, segundo o diário.

A versão de Nelsinho de que foi orientado a provocar a batida é contestada pela alta cúpula da Re­­nault, que entrou na Justiça con­­tra o piloto e seu pai. A escuderia francesa acusa os integrantes da família Piquet de falsas denúncias e tentativa de chantagem.

O tricampeão mundial de F-1 e seu filho trocaram farpas com Briatore na última semana, envolvendo até ataques pessoais.

O detentor dos direitos comerciais da F-1, Bernie Ecclestone, disse que conversou com Nelson Piquet e afirmou que este quer "complicar" Briatore. "Nelson me disse que fará tudo o que puder para destruir Briatore", disse Eccles­­tone.

A FIA já convocou uma reunião extraordinária do Conselho Mundial, no próximo dia 21, para julgar o caso, que pode se transformar num dos maiores escândalos da história da F-1.

Apesar de ter forjado uma batida, Nelsinho está livre de qualquer pu­­nição, pois colaborou com as in­­vestigações comandadas pela FIA.

A respeito das possíveis punições que a escuderia francesa pode ter caso seja realmente comprovada todas as acusações da família Piquet, Mosley confirmou que a sanção mais grave é a exclusão total do campeonato. O dirigente esclareceu, em seguida, que uma alteração no resultado da prova pode não ser considerada, já que tem quase um ano que a corrida foi realizada.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]