• Carregando...
Pistorius foi acusado de crime premeditado | Reuters
Pistorius foi acusado de crime premeditado| Foto: Reuters

O sul-africano Oscar Pistorius, de 26 anos, esteve nesta sexta-feira (15) no tribunal de Pretória para prestar depoimento no caso da morte de sua namorada, a modelo Reeva Steenkamp, de 30 anos. Pistorius chegou na corte com o rosto coberto por um paletó para evitar ser fotografado. Durante a sessão, a promotoria de Pretória o acusou de ter premeditado o assassinato. O advogado do atleta paralímpico, Kenny Oldwage, pediu uma fiança, mas ele foi negado pelo juiz Desmond Nair. Pistorius permanecerá preso pelo menos até a próxima terça-feira, quando uma nova sessão deve acontecer no tribunal.

Vestindo um terno, sempre de cabeça baixa e com as mãos entre os joelhos, Pistorius chorou em vários momentos da sessão. Ele chegou a ser consolado pelo pai, Henke Pistorius, que colocou a mão em suas costas. Além dele, a irmã de Pistorius também estava no tribunal. A audiência foi acompanhada por mais de cem pessoas, entre eles autoridades da África do Sul e jornalistas.

A arma do crime, uma pistola 9mm registrada no nome do atleta, foi apresentada no momento em que a promotoria o chamou de assassino e defendeu a tese de crime premeditado.

Na véspera, o atleta paralímpico confessou ter dado quatro tiros na namorada na madrugada de quinta-feira. Dois deles acertaram Reeva na cabeça e no braço. A modelo morreu na hora, quando chegava na casa de Pistorius em um condomínio luxuoso de Pretória. Ele a teria confundido com um ladrão, mas a polícia descartou essa versão e citou ter conhecimento de brigas entre o casal na residência do atleta.

Pistorius passou a noite preso e foi levado ao tribunal em uma viatura policial. Durante o depoimento, o advogado de defesa afirmou que o atleta estava "extremamente traumatizado" e solicitou a saída da imprensa do local. Ele foi atendido pelo juiz, mas os jornalistas puderam registrar o áudio de toda a sessão.

O atleta é o único suspeito do assassinato da namorada. De acordo com a polícia, não havia qualquer sinal de arrombamento na casa do atleta. Pistorius deve voltar à mansão nesta sexta-feira para uma reconstituição do crime. De acordo com o jornal "Beeld", a polícia fora chamada para o local duas horas antes dos disparos, por vizinhos que ouviram o casal discutindo. E novamente chamada quando os vizinhos ouviram os tiros. O atleta já foi submetido a um exame de sangue e de DNA para identificar se ele estava alcoolizado ou sob o efeito de alguma droga na hora do crime. Uma autópsia também foi feita no corpo da vítima.

Pistorius tinha armas em casa

O crime aconteceu às 3h de quinta-feira (horário local). Especula-se que a namorada de Pistorius teria preparado uma surpresa de Dia dos Namorados (nesta quinta foi celebrado o Valentine's Day no mundo inteiro) e acabou sendo alvejada pelos tiros do atleta. No local do crime, foi encontrada uma pistola 9 milímetros,

De acordo com a polícia, o atleta costumava manusear armas em casa e praticava tiro esportivo regularmente. A África do Sul tem um dos maiores índices mundiais de criminalidade e alguns proprietários de casas portam armas para se defender de possíveis intrusos. Pistorius já teria indicado temer por sua segurança. Numa entrevista antes dos Jogos Olímpicos de Londres do ano passado, ele revelou que dormia com uma pistola perto da cama e mantinha uma metralhadora perto da janela. Ele já tinha sido detido em setembro de 2009 por agressão a uma mulher. A família e os amigos disseram na época que tinha sido um acidente.

Conhecido como "Blade Runner" por causa das suas próteses de fibra de carbono, Pistorius fez história em 2012 quando se tornou no primeiro amputado a competir nos Jogos Olímpicos, e chegou às semifinais dos 400 metros em Londres. É dono de oito medalhas em Paralimpíadas, sendo seis de ouro. Entre suas maiores conquistas, como símbolo de reconhecimento a tudo que representava, recebeu o Prêmio Laureus dedicado a Atletas Paralímpicos, na edição de 2012. Nos Jogos Paralímpicos de 2012, o atleta conquistou o ouro nos 400 metros. Mas sofreu, na mesma edição, em Londres, sua primeira derrota, em nove anos, em provas de mais de 200 metros. Na ocasião, o vencedor foi o brasileiro Alan Fonteles, cujo legitimidade do triunfo Pistorius questionou após a corrida. A alegação foi de que Fonteles teria usado próteses maiores e por isso teria levado vantagem. Mais tarde o sul-africano pediu desculpas ao rival.

Reeva Steenkamp era uma modelo muito conhecida na África do Sul. Ela namorava Pistorius desde novembro do ano passado e sua fama aumentou depois de participar de um reality show de TV chamado Ilha do Tesouro Tropical. Em entrevista na semana passada para o "Sunday Times" ela havia descrito Pistorius como um "homem impecável, que sempre tem os melhores interesses no coração". Nas 24 horas anteriores ao crime, ela escreveu em sua conta no Twitter que estava empolgada com a chegada do Dia dos Namorados.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]