• Carregando...

A tradicional Corrida de São Silvestre terá novo percurso e horário neste ano, quando chega à 88.ª edição nas ruas de São Paulo. A Fundação Cásper Líbero, organizadora da prova, anunciou nesta quinta-feira (30) que a chegada voltará a ser na Avenida Paulista, como ocorria até 2010, e as largadas serão pela manhã.

Desta forma, a Fundação espera "oferecer mais conforto e segurança aos corredores". Isso porque o horário da tarde fazia com que diversos competidores deixassem a Avenida Paulista em horário próximo ao do início da também tradicional festa de réveillon que ocorre no local, dificultando a locomoção e gerando certa insegurança.

Em 2011, os organizadores mudaram o percurso para conciliar os eventos. A chegada saiu da Avenida Paulista e foi para o Obelisco do Parque do Ibirapuera. Mas, além de acabar com uma das principais tradições da prova, a alteração foi criticada por diversos competidores.

Por isso foi encomendado um estudo à Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), que sugeriu a mudança do horário. Ficou acertado, em reunião ocorrida na última quarta, que as largadas serão às 7h10 para portadores de necessidades especiais. Às 8h40 tem início a prova feminina e a última largada, da prova masculina, será às 9 horas.

Desta forma, encerra-se outra tradição da corrida. Inicialmente ela era disputada no período noturno, para que os competidores cruzassem a linha de chegada por volta da meia-noite, mas desde 1989 acontecia na parte da tarde.

A Corrida de São Silvestre é a mais importante prova do atletismo no Brasil e ocorre sempre no último dia do ano. Ela é realizada desde 1925 e seu percurso atravessa 15 quilômetros da cidade de São Paulo. No ano passado, o ganhador da prova masculina foi Tariku Bekele, da Etiópia, enquanto a feminina foi vencida por Priscah Jeptoo, do Quênia.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]