• Carregando...
Desafio do Clube Curitibano por uma vaga na elite inicia em 21 de janeiro. | Aniele Nascimento/Gazeta do Povo
Desafio do Clube Curitibano por uma vaga na elite inicia em 21 de janeiro.| Foto: Aniele Nascimento/Gazeta do Povo

Quando chegar o dia 21 de janeiro e o Clube Curitibano, enfim, entrar em quadra contra o Brusque, na sede da Água Verde, Curitiba finalmente poderá dizer que não é mais órfã de uma equipe de vôlei profissional. Após quase catorze anos sem representatividade, a cidade voltará ao cenário nacional com a disputa da Superliga B feminina. Ao lado de seis equipes, o Curitibano lutará por uma vaga de acesso para a Superliga, no segundo semestre. “Será um desafio enorme”, avalia Cristina Pirv, ex-jogadora e agora uma das dirigentes do projeto do Clube Curitibano.

Tudo começou na primeira semana de dezembro. A romena e a ex-tenista Gisele Miró receberam uma proposta da diretoria para capitanearem o Curitibano-PMC – é que a instituição entrou em um acordo com a Prefeitura Municipal de Cascavel, que abriu mão da vaga na B por falta de orçamento. Era começar um time do zero, com orçamento enxuto, e resgatar a tradição do clube em competições nacionais.

O segundo passo foi ainda mais audacioso: a contratação do técnico Jorge Edson, jogador campeão olímpico em 1992, na Espanha. Nascido em Porto Alegre, Edson integrou a primeira geração de ouro do voleibol no país. Como técnico, tem passagens pela seleção brasileira feminina, Japão, Turquia e Coreia do Sul. “A Gisele me ligou e perguntou: ‘Quer trazer o vôlei novamente pra Curitiba? É um projeto de risco. Quer entrar?’ Só respondi: ‘Estou dentro’”.

Quando o técnico chegou, encontrou um trabalho de quase cinco anos nas categorias de base e uma estrutura física bem definida. “O ginásio é excelente, a academia é muito boa, o departamento médico está dentro do que é necessário para girar uma equipe profissional. Além de tudo, a diretoria entende de voleibol”, alega.

Os treinamentos começaram com as pratas da casa, colocadas em atividades diárias de musculação e fundamentação técnica. Logo chegaram jogadoras experientes, como Valeskinha, Flávia e Raquele, todas com passagem por clubes de ponta do voleibol nacional e internacional. “O primeiro objetivo é definir um perfil para a equipe. Depois, vamos em busca de um modelo de jogo para competir de igual para igual com equipes como Brusque, Chapecó e São Bernardo, com tradição e bases fortes”, reitera Edson.

Pirv e Gisele, a assessora executiva, estão em busca de parceiros econômicos e de olho no mercado, complicado em virtude da disputa da Superliga e das naturais dificuldades de contratação de jogadoras de ponta disponíveis. Até o momento, fecharam parceria com a BRH Sulflex, importante empresa de importação e distribuição de componentes hidráulicos, que será a investidora master da equipe.

O tempo é outro fator que preocupa a comissão técnica, já que o Curitibano estreia em menos de 30 dias. “Não vamos ter férias”, afirma Tatiana Ribas, auxiliar técnica de Edson. “E no começo de janeiro passaremos a treinar em dois períodos”, emendou.

As metas para a primeira temporada são realistas. Primeiramente, a comissão técnica quer fechar o grupo em vinte jogadoras, mesclando a força da base e a experiência de circuito. “Temos que formar uma equipe que tenha alma, que se doe em quadra. Não basta ir bem apenas nas partes técnica e tática. Pretendo auxiliar essas meninas a fazer a leitura inteligente do jogo”, analisa Edson.

Para a ponteira Raquele Lenartowicz, vice-campeã mundial juvenil pela seleção brasileira e com passagens pelo Osasco e Uberlândia, a equipe precisa estar preparada para as exigências físicas e psicológicas da competição. “É hora de todas ganharem condicionamento. E espero contribuir com a minha experiência para esse elenco mais jovem desenvolver toda a capacidade que tem”, afirma.

Rumo à elite

O caminho do Curitibano até a elite é engenhoso. Na primeira fase, sete clubes se enfrentam entre si. O primeiro colocado avança diretamente às semis, enquanto os demais, excetuando o sétimo, disputam as quartas de final em melhor-de-três partidas. Apenas o campeão assegura um lugar na Superliga. O vice e o terceiro colocado disputam um quadrangular contra os dois últimos colocados da atual Superliga A para a definição da vaga restante. Barueri, equipe do técnico tricampeão olímpico José Roberto Guimarães, entra como favorita.

Mais do que superar adversários com maior tempo de preparação e driblar os efeitos da crise econômica, o Clube Curitibano também tem o desafio de trazer a cidade para dentro de seu ginásio. Entre 1997 e 2003, era dourada do Rexona, o Tarumã tinha média de 3,8 mil torcedo­­res por jogo, quantia de fazer inveja ao Campeonato Paranaense de Futebol, com média, em 2016, de 3.785 por partida.

“Esperamos que Curitiba adote a nossa equipe, que possamos, juntos, trazer a cidade para o mapa do vôlei. O curitibano ama o vôlei e agora tem um clube para adotar”, completou Pirv.

PROGRAMAÇÃO

21 de janeiro, às 18 horas: Clube Curitibano x Brusque

27 de janeiro, às 20h15: Chapecó x Clube Curitibano

11 de fevereiro, às 18h: São José dos Pinhais x Clube Curitibano

17 de fevereiro, às 19h: São Bernardo x Clube Curitibano

22 de fevereiro, às 20h: Clube Curitibano x ADC Bradesco

4 de março, às 18h: Clube Curitibano x Grêmio Barueri

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]