• Carregando...
Rafael Nadal comemora a vitória nesta segunda-feira sobre Gael Monfils. | SAEED KHAN/AFP
Rafael Nadal comemora a vitória nesta segunda-feira sobre Gael Monfils.| Foto: SAEED KHAN/AFP

Após três anos, Rafael Nadal está de volta às quartas de final do Aberto da Austrália, o primeiro Grand Slam da temporada de 2017. Nesta segunda-feira, o tenista espanhol fez uma grande partida para derrotar o francês Gael Monfils por 3 sets a 1 - com parciais de 6/3, 6/3, 4/6 e 4/6, em quase 3 horas de jogo - e chegar mais longe em Melbourne desde o vice em 2014.

Mostrando um bom preparo físico, mesmo jogando no calor do verão em Melbourne, Rafael Nadal bateu o Gael Monfils pela 13.ª vez em 15 confrontos na carreira. O seu próximo adversário será o canadense Milos Raonic, que passou pelo espanhol Roberto Bautista-Agut por 3 sets a 1 - com parciais de 7/6 (8/6), 3/6, 6/4 e 6/1, em 2 horas e 51 minutos de jogo. No histórico, Nadal leva vantagem por 6 a 2.

A última vez que o espanhol atingiu as quartas de final de um Grand Slam foi em Roland Garros de 2014. Depois disso, seu máximo veio com as oitavas de final do US Open do ano passado. Apesar de ter apenas um título em Melbourne, Nadal iguala o sérvio Novak Djokovic com nove presenças em quartas de final do torneio e atinge ao mesmo tempo a 30.ª da carreira.

Já Milos Raonic é agora o tenista mais bem ranqueado que continua vivo no Aberto da Austrália, depois das surpreendentes eliminações do britânico Andy Murray e do sérvio Novak Djokovic. Número 3 do mundo, o canadense chega pelo terceiro ano seguido às quartas de final na Austrália, sendo que o canadense busca a segunda semifinal seguida. O jogador de 26 anos tenta alcançar a segunda final de Grand Slam na carreira.

Serena

A norte-americana Serena Williams literalmente suou bastante para avançar no Aberto da Austrália. Nesta segunda-feira, a tenista dos Estados Unidos enfrentou um calor de 33ºC em Melbourne para derrotar a checa Barbora Strycova por 2 sets a 0 - com parciais de 7/5 e 6/4, em 1 hora e 46 minutos de jogo - e se classificar às quartas de final.

Diferentemente das duas vitórias anteriores sobre a rival da República Checa - em Wimbledon e no Aberto da Austrália de 2012 -, Serena Williams teve muito trabalho, especialmente no primeiro set. Foram quatro quebras de seu serviço e 46 erros não forçados, muito para uma tenista do calibre da norte-americana. No seu serviço, o aproveitamento no primeiro saque foi de apenas 46%.

“Não tive meu dia com meu melhor saque, mas fiz bons pontos, espero melhorar mim serviço no próximo dia”, afirmou Serena Williams. “É bom saber que tenho um plano B. Eu gosto da pressão”, completou a norte-americana, atual número 2 do ranking da WTA.

Nas quartas de final, a sua adversária será a britânica Johanna Konta, que teve grande atuação diante da russa Ekaterina Makarova e venceu por 2 sets a 0 - com parciais de 6/1 e 6/4, em apenas 68 minutos de partida. A nona melhor tenista do mundo chega, assim, perto de sua melhor campanha em Melbourne - foi semifinalista no ano passado.

Brasileiros fora

A participação de tenistas brasileiros no Aberto da Austrália acabou nesta segunda-feira. Marcelo Melo e Marcelo Demoliner, ambos na chave de duplas masculinas, e Bruno Soares, na chave de duplas mistas, foram eliminados na fase de oitavas de final. Antes, em simples, Thomaz Bellucci, Thiago Monteiro e Rogério Dutra Silva já haviam sido derrotados na chave principal em Melbourne.

O primeiro a se despedir foi Marcelo Melo. E ele perdeu justamente para o seu antigo parceiro, o croata Ivan Dodig. No primeiro reencontro dos dois, o tenista da Croácia e o espanhol Marcel Granollers venceram o brasileiro e o polonês Lukasz Kubot por 2 sets a 0 - com parciais de 7/6 (7/5) e 7/6 (7/5).

Nas quartas de final, Dodig e Granollers terão um páreo bem complicado pela frente, pois enfrentarão os irmãos gêmeos norte-americanos Bob e Mike Bryan, cabeças de chave número 3, que bateram o compatriota Brian Baker e o croata Nikola Metkic também por 2 sets a 0 - parciais de 6/3 e 7/6 (13/11).

O mesmo destino teve Marcelo Demoliner. Ao lado do neozelandês Marcus Daniell, ele foi eliminado pelos australianos Chris Guccione e Sam Groth, que venceram por 2 sets a 0 - com parciais de 7/6 (11/9) e 6/3, em 1 hora e 18 minutos de jogo.

Em quadra, Demoliner e Daniell conseguiram jogar de igual para igual apenas no primeiro set. Sem qualquer quebra de saque, a parcial foi para o tie-break e nele cada dupla teve chances para vencer. No final, na sua quarta oportunidade, melhor para os australianos. Já o segundo set foi definido ainda nos primeiros games, quando Guccione e Groth conseguiram a quebra no segundo e administraram a vantagem até o fim.

O último brasileiro a cair foi Bruno Soares, mas o mineiro nem chegou a entrar em quadra. Com fortes dores nas costas - um problema em um dos discos da coluna, que não é grave -, teve que desistir da competição na chave de duplas mistas, onde fazia parceria com a checa Keterina Siniakova e defendia o título conquistado no ano passado.

Com a desistência dos cabeças de chave número 6, quem se deu bem foi Chris Guccione e a ucraniana Elina Svitolina. Os dois ganharam a vaga nas quartas de final e agora esperam os vencedores do confronto que tem de um lado os norte-americanos Bob Bryan e Bethanie Mattek-Sands e do outro a chinesa Yifan Xu e o francês Fabrice Martin.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]