• Carregando...
Rafael Nadal chega à 60ª partida em Roland Garros com apenas uma derrota no currículo | Reuters
Rafael Nadal chega à 60ª partida em Roland Garros com apenas uma derrota no currículo| Foto: Reuters

Dois espanhóis decidem hoje, a partir das 10 horas (de Brasília) o título de Roland Garros. De um lado, Rafael Nadal pode ampliar sua consagração no saibro de Paris; do outro, o veterano David Fer­­­­rer tenta estragar a festa do compatriota em sua primeira final de Grand Slam. Boa parte da torcida na quadra principal deve ser para o canhoto Nadal que, aos 27 anos, busca seu oitavo título no torneio francês como favorito absoluto. Se conseguir o feito, se iguala ao francês Max Decugis, único tenista que venceu oito vezes ali, ainda na era amadora, entre 1903 e 1914.

Para completar o feito, se levantar o troféu, será o primeiro tenista a vencer oito vezes o mesmo Grand Slam e o tenista com o maior número de vitórias em Roland Garros. Hoje será sua 60.ª partida. Perdeu apenas uma, quatro anos atrás, para o sueco Robin Soderling. Com a 58.ª vitória conquistada na sexta-feira sobre o número 1 do mundo, Novak Djokovic, em um jogo que levou 4h37 sob um sol escaldante, igualou-se ao argentino Guillermo Vilas e ao suíço Roger Federer em número de êxitos.

"Aprendi a apreciar o sofrimento de jogos como esse, porque muito mais difícil é estar em casa [machucado], vendo esses jogos pela tevê. Mas essas emoções têm de desaparecer porque vou enfrentar outro grande jogador. Enquanto não tenho esse troféu em minhas mãos, não penso em mais nada", diz Nadal.

Recuperado de problemas no joelho que o tiraram das quadras após conquistar o sétimo título na França, no ano passado, o espanhol segue irresistível desde a sua volta. Esteve nas finais dos oito torneios disputados (Roland Garros é o nono), com seis títulos e dois vice-campeonatos. No retrospecto de confrontos diretos com Ferrer, Nadal saiu vitorioso em 19 jogos e perdeu apenas 4.

O Grand Slam francês não tinha uma decisão somente com espanhóis desde 2002, quando Albert Costa venceu Juan Carlos Ferrero. Será a quarta final protagonizada apenas por tenistas daquele país.

A primeira final de David Ferrer, 31 anos foi assegurada após bater o francês Jo-Wilfried Tsonga por 3 sets a 0, na sexta-feira, o que estragou os planos dos torcedores locais de assistirem a um compatriota brigando pelo título dentro de casa. A última vez foi há 30 anos, quando Yannick Noah foi o campeão.

A vitória tranquila sobre Tsonga, destaca Ferrer, tem de ser aproveitada hoje. "Sinto-me muito bem e muito feliz. Estar na final de Roland Gar­­ros é um sonho, o mais importante da minha vida. Não estou cansado e isso é muito importante para jogar a final contra Nadal porque terei de estar 100%", afirmou o tenista, que no torneio ainda não perdeu nenhum set. Ele é o tenista da era moderna que mais participou de Grand Slams e o terceiro mais velho a chegar a uma final.

Ao vivo

Rafael Nadal x David Ferrer, às 10 horas, na BandSports.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]