• Carregando...
Jogadoras deixam a quadra na Coreia do Sul, onde estão sendo disputados os Jogos Asiáticos, após se negarem a tirar o véu muçulmano | Reuters
Jogadoras deixam a quadra na Coreia do Sul, onde estão sendo disputados os Jogos Asiáticos, após se negarem a tirar o véu muçulmano| Foto: Reuters

A seleção feminina de basquete do Catar abandonou os Jogos Asiáticos, na Coreia do Sul, na quarta-feira (24), em protesto contra as regras internacionais que proíbem jogadoras de usar véu muçulmano na competição.

As atletas foram convidadas a retirar o véu da cabeça antes do jogo de estreia no torneio, contra a Mongólia, mas não acataram a decisão e decidiram deixar a quadra. O não uso do véu é considerado uma discriminação contra as mulheres no país.

De acordo com regras da Fiba (Federação Internacional de Basquete), os jogadores não podem usar "chapéus, acessórios de cabelo e joias".

A seleção feminina do Catar era esperada para a segunda partida na competição, contra o Nepal, nesta quinta-feira (25), mas não apareceu.

"Nós não estamos deixando os Jogos. Nós fomos impedidos de jogar. Por um lado, todos querem que mais mulheres participem desse torneio, mas, por outro lado, eles desencorajam as mulheres muçulmanas que querem jogar com o véu", disse o líder da delegação do Qatar no torneio, Khalid al-Jabir.

De acordo com Amal Mohamed, jogadora do país, a equipe conseguiu, antes mesmo da viagem para a Coreia do Sul, a autorização para usar o véu durante as partidas. "Disseram para nós que seria permitido participar dos jogos com o véu. E nós não vamos jogar nenhuma partida nesta competição enquanto os organizadores não mudarem a sua decisão", disse.

Os Jogos Asiáticos são reconhecidos pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) e reúnem mais de 9 mil atletas de 45 países do continente. A competição vai até o dia 4 de outubro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]