• Carregando...
Ginásio Max Rosenmann, com capacidade para 4,5 mil pessoas e 8 mil metros quadrados | Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo
Ginásio Max Rosenmann, com capacidade para 4,5 mil pessoas e 8 mil metros quadrados| Foto: Ivonaldo Alexandre/ Gazeta do Povo

Até quinta-feira, os letreiros do Ginásio Poliesportivo Max Rosenmann ainda não haviam sido afixados. Nada, porém, que atrase ainda mais o início do uso do local pela população de São José dos Pinhais.

Localizado no bairro Afonso Pena, a estrutura esportiva de 8 mil metros quadrados impressiona pela imponência, mas correu o risco de virar um elefante branco: depois de um embargo, em janeiro de 2013, ficou quase um ano fechado.

Amanhã, às 20h30, o local, concluído em julho de 2012, será reinaugurado com um jogo de futsal entre as equipes de São José dos Pinhais e o Brasil Kirin/Sorocaba, do ala Falcão, considerado o melhor do mundo na modalidade.

O espaço custou R$ 12 milhões aos cofres públicos e começou a ser construído em 2008. Com capacidade para 4,5 mil pessoas, a praça foi aprovada como um dos locais para treinamentos nos Jogos Olímpicos de 2016 mesmo antes de ser totalmente terminada. Em janeiro de 2013, a obra foi interditada por falta de autorização do Corpo de Bombeiros para ser utilizado, pois os sistemas de água, luz e segurança não estavam concluídos.

Fora as goteiras na quadra e arquibancadas, ondulações no piso de madeira, a fiação elétrica exposta, gerando superaquecimento e deixando o ginásio sob suspense.

As falhas na obra geraram uma discussão que segue na Justiça entre a empresa vencedora da licitação, a Endeal, e a prefeitura de São José dos Pinhais – que pagou cerca de 50% da obra (a outra metade foi bancada pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano).

Alguns dos itens construídos, como a cisterna, ainda não foram pagos e, por isso, não podem ser mexidos. Para que não falte água no ginásio na reinauguração, quatro caixas d’água foram instaladas, provisoriamente. Provisório também é o alvará concedido pelos bombeiros, em novembro.

O ginásio começa agora a ter sua grade de atividades preenchidas, especialmente com aulas de iniciação esportiva para crianças e adolescentes da cidade, além dos treinamentos de equipes locais.

"Investimos cerca de R$ 150 mil em ajustes. Consertamos o piso da quadra, corrigimos as instalações elétricas e hidráulicas. Compramos o placar eletrônico, consertamos o telhado. Com as fortes chuvas da última semana, vimos que ainda ficaram alguns pontos em que será preciso reforçar a vedação, mas nada que se compare ao que tínhamos antes", afirma o secretário de Esportes de São José dos Pinhais, Thiago Bührer.

A primeira competição está marcada para esta semana, a partir da quarta-feira, dia 19, com um torneio internacional de futsal, reunindo o Sorocaba/Brasil Kirin, o bicampeão da Liga Nacional, o ADC Intelli/Orlândia, o Racing e o River Plate, ambos da Argentina.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]