• Carregando...
 | /
| Foto: /

Gazeta do Povo sugere 12 pequenas ações para tornar a corrida mais agradável a todos, com uma lista de dicas de boas maneiras

I - Não seja ‘pipoca’

Nada de correr em eventos para os quais não está inscrito – se tornando um “pipoca”. As provas são projetadas para garantir qualidade a um número limitado de inscritos, desde a quantidade de copos de água até a estrutura do trajeto. Programe-se financeiramente para as competições que mais lhe interessarem. Da mesma maneira que você não gostaria de ser privado dos benefícios pagos na inscrição, não faça o mesmo com os demais.

II – Sem molhadeira

Parece piada, mas quem corre sabe o risco que há nos postos de hidratação. Como não faz bem ingerir grandes goles de água, é comum beber um pouco e cuspir o resto. Mas é muito desagradável ser acertado pelo jato (sim, acontece!). Então, não custa se aproximar do meio-fio, olhar para trás e ter certeza de que não há ninguém lhe ultrapassando nessa hora.

III – Cada um em seu lugar

É iniciante em correr no asfalto? Então não largue junto ao pelotão de elite. Procure um lugar condizente com o seu ritmo de prova – alguns eventos criam áreas na concentração conforme o pace (relação entre a distância percorrida e o tempo) de cada atleta. Você só tem a ganhar: evita desagradáveis encontrões ao ser ultrapassado e dispensa a fama de quem atrapalha os mais rápidos.

IV – Atalho dá trabalho

Há quem corte caminho. Nada mais antidesportivo em corrida. Pega mal entre os colegas de esporte e, pior, quem faz isso se engana com o próprio desempenho. Muitas vezes, o corte não é apenas em uma curva, pela calçada. Mudanças bruscas de direção podem gerar choques com outros atletas.

V - Não terceirizar chip

Desistiu de correr o evento para o qual se inscreveu? Não dê o chip de controle para outros: a decisão pode ser interpretada como má-fé porque altera o resultado final. Um atleta mais jovem, que corre com a identificação de um mais velho, registrará um desempenho melhor que o normal para a categoria na qual está inscrito. Até corrigir as distorções, a organização da prova atrasa o resultado final. Para não perder o dinheiro investido, avise os responsáveis pela prova, que regularizarão a participação de seu substituto.

VI – Abaixo ao paredão!

Correr acompanhado é sempre bom, o problema é quando o grupo ocupa toda a via e impede as ultrapassagens. A solução é seguir em grupos menores, no máximo em trios, e sempre deixar espaço para quem vem acelerando do fundão.

VII – Cavalheirismo

Na dispersão, há mais corredores que lugares para tirar o chip da prova. Então, homens, deem preferência às mulheres. Mulheres, aceitem a gentileza, sem exageros: há mais pessoas chegando para tirar o chip. Na dispersão também é preciso exercitar a paciência: os postos de frutas e reidratação ficam cheios rapidamente. Respeite a fila, pegue os alimentos e ceda lugar.

VIII – Ecologicamente correto

Nas competições,não jogue copos de água e sachês de carbogel no caminho. Lance-os próximo ao meio-fio, evitando que outros tropecem ou escorregem no seu lixo. Isso também facilita o recolhimento do material pelos voluntários. Nos treinos, nunca jogue esses materiais no chão. Leve-os consigo até achar uma lata de lixo.

IV – Novas companhias

Pode ser estimulante projetar em outro corredor o ritmo desejado. Mas ele pode não achar a ideia tão boa se ficar com a impressão de que é um alvo a ser batido. Para evitar tal inconveniente, avise que vai acompanhá-lo. Se é você quem está sendo seguido, não encare como se tivesse arranjado um carrapato, mas, sim, como alguém que pode auxiliar um colega. Participa de um grupo de corrida? Então é simpático convidar o novo colega para fazer o alongamento junto com a equipe.

x– Cortesia

A dúvida é banal, mas recorrente: cumprimentar ou não os demais corredores durante os treinos? É simpático dar “bom dia” ou um simples “oi” àqueles corredores que se vê com frequência. Quando for surpreendido com uma saudação, responda e siga em frente. Não é necessário repetir a gentileza a cada volta (a não ser que suas intenções vão além da boa educação…).

XI– Ultrapassagem pela esquerda

A regra vem do atletismo de pista e serve para o asfalto: sempre que perceber outro corredor se aproximando, desloque-se para a direita da via, cedendo lugar para a passagem. Se é você quem vai ultrapassar e notou que quem está à frente não o viu, vá pela esquerda (como faria no trânsito), desvie e siga adiante.

XII– Horário de pico

Treinos de tiro não combinam com parque lotado. Nessas horas, reprograme-se. Da mesma forma que seu treino será prejudicado se tiver de desviar dessa turba a todo momento, eles também se incomodarão em evitar encontrões.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]