• Carregando...

Únicos representantes do Brasil nas chaves de simples do Aberto da Austrália, Thomaz Bellucci e Teliana Pereira tiveram destinos diferentes nas suas estreias no primeiro Grand Slam da temporada. Em Melbourne, Bellucci avançou para a segunda rodada, enquanto Teliana acabou sendo eliminada logo no seu primeiro jogo em um dos quatro principais torneios do tênis.

A tenista radicada no Paraná encerrou um longo jejum brasileiro sem ter uma representante na chave principal de um torneio do Grand Slam, mas acabou eliminada. A número 97 do mundo perdeu para a russa Anastasia Pavlyuchenkova, 30ª colocada no ranking da WTA, por 2 sets a 0, com parciais de 7/6 (9/7) e 6/4.

Primeira brasileira a participar de um Grand Slam desde que Dadá Vieira disputou o US Open de 1993, Teliana começou nervosa a partida, cometeu três duplas faltas e perdeu o seu saque logo no primeiro game. A brasileira se recuperou, conseguiu uma quebra de serviço no oitavo game e levou o duelo para o tie-break. Teliana, então, chegou a abrir 5/4, mas não aproveitou os sets points que teve e acabou perdendo a parcial para Pavlyuchenkova.

No segundo set, a russa chegou a abrir 4/2, mas Teliana devolveu a quebra de saque no sétimo game. No décimo, porém, a brasileira voltou a perder o seu serviço para Pavlyuchenkova, que fechou a parcial em 6/4 e o jogo em 2 sets a 0.

Na segunda rodada do Aberto da Austrália, a russa terá pela frente Mandy Minella, de Luxemburgo, que derrotou a alemã Carina Witthoeft por 2 sets a 0, com parciais de 6/1 e 6/4.

Bellucci

Número 129 do mundo, Bellucci encerrou uma sequência de seis derrotas nas chaves principais de torneios do Grand Slam. Depois de avançar no qualifying do Aberto da Austrália, o brasileiro vencia o alemão Julian Reister por 4/6, 6/3 e 7/6 (7/5) quando o 88º colocado no ranking da ATP decidiu abandonar o duelo, contundido, após 2 horas e 6 minutos.

"Foi um jogo complicado, porque ele [Reister] jogou agressivo o tempo todo. Então tive que jogar muitas vezes me defendendo e isso acabou fazendo toda a diferença. Fiquei firme na partida até o final, ele sentiu o calor que estava muito forte, baixou a intensidade e consegui aproveitar a brecha", analisou o brasileiro.

Bellucci não vencia uma partida em um torneio de Grand Slam desde o Aberto da Austrália de 2012. E, nesta terça-feira, o brasileiro começou bem a partida ao abrir 2/0. Depois, porém, perdeu quatro games seguidos e foi derrotado no primeiro set por 6/4.

A situação, porém, se inverteu na segunda parcial. Reister conseguiu uma quebra de saque no quinto game, mas dessa vez foi Bellucci quem reagiu. O brasileiro converteu break points no sexto e oitavo games, fechando o set em 6/3.

O brasileiro encaminhou a sua vitória na terceira parcial ao conseguir uma quebra de saque no sétimo game e em seguida abrir 5/3. Porém, no décimo game, quando sacava para fechar o set, perdeu o seu serviço. Assim, a definição da parcial seguiu para o tie-break. Bellucci venceu, abriu 2 a 1 na partida e viu Reister desistir do duelo antes mesmo do começo do quarto set.

Assim, Bellucci se classificou para a segunda rodada do Aberto da Austrália. Na próxima quinta-feira, o brasileiro vai encarar o francês Jo-Wilfried Tsonga. Nesta terça-feira, o número 10 do mundo avançou em Melbourne ao derrotar o italiano Filippo Volandri, 70º colocado no ranking, por 3 sets a 0, com parciais de 7/5, 6/3 e 6/3. Tsonga está em vantagem de 2 a 0 no confronto direto, com vitórias em 2012, no torneio de tênis da Olimpíada de Londres e no Torneio de Winston-Salem, nos Estados Unidos.

"O Tsonga é um ótimo jogador nessas condições de jogo, com a quadra rápida.Tem um estilo bem agressivo, bom saque e boa direita. Quero entrar firme e impor meu jogo para encontrar espaços e seguir em frente aqui na Austrália. É sempre uma motivação extra voltar a enfrentar um top 10, em uma quadra grande, com bastante público", afirmou o brasileiro.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]