• Carregando...
 |
| Foto:

A temporada 2014/2015 da NBA começa nesta terça-feira (28) com o recorde de jogadores brasileiros: sete jogadores. Dos veteranos Leandrinho, Nenê e Anderson Varejão, até os novatos Lucas Bebê e Bruno Caboclo, o basquete brasileiro também entra em quadra na liga americana pela primeira vez com um campeão, Tiago Splitter, vencedor com o San Antonio Spurs na última temporada. A Gazeta do Povo faz um breve perfil dos brasileiros, mostrando as razões de destaque para cada um.

Especial: com novo supertrio, NBA promete equilíbrio

O campeão – Tiago Splitter (San Antonio)

O ala-pivô foi escolhido pelo San Antonio Spurs no draft de 2007, mas só estreou na NBA três anos depois. Desde então, sempre esteve presente na franquia texana, uma das mais vitoriosas da liga profissional americana. Os Spurs chegaram à decisão em 2012/13, perdendo para o Miami Heat, mas a redenção veio no ano seguinte. O time de Splitter se vingou da derrota em 2013, vencendo a série contra Miami por 4 a 1. Com isso, o ala-pivô entrou para a história como o primeiro brasileiro a ganhar um título na NBA.

O rodado – Leandrinho (Golden State Warriors)

O armador Leandrinho é um dos veteranos brasileiros na NBA, e tem um currículo bastante extenso na liga norte-americana. A estreia aconteceu em 2003, pelo Phoenix Suns, equipe defendida até 2010. Desde então, o jogador defendeu Toronto Raptors, Indiana Pacers, Boston Celtics, retornou ao Phoenix Suns e, em setembro, assinou com o Golden State Warriors, após um bom desempenho no Mundial da Espanha pela seleção brasileira. Em 649 partidas pela temporada regular, sua média de pontos é de 11,9.

O mais experiente – Nenê (Washington Wizards)

O ala-pivô de 32 anos é o brasileiro que está há mais tempo na NBA, desde 2003, quando foi escolhido pelo New York Knicks no draft, sendo trocado de imediato para o Denver Nuggets. No estado do Colorado, Nenê fez história ao defender a equipe durante dez temporadas, saindo em 2012. Desde então, o brasileiro está no Washington Wizards, onde é um dos jogadores mais queridos pela torcida. Em 2008, Nenê ficou dois meses longe das quadras por conta de um tumor no testículo. A batalha contra o câncer foi vencida e seu retorno foi marcado por aplausos.

O carismático – Anderson Varejão (Cleveland Cavaliers)

Anderson Varejão chegou à NBA em 2004, escolhido pelo Orlando Magic. Mas, pouco tempo depois, acabou envolvido em uma troca e foi para o Cleveland Cavaliers. Desde então, são dez anos defendendo a mesma equipe. Conhecido pela raça e entrega dentro de quadra, Varejão é um dos ídolos dos torcedores dos Cavs. Tanto que um dia da temporada é dedicado ao brasileiro, quando os fãs vestem perucas imitando a cabeleira de Varejão. O jogador se destaca nos rebotes, ficando entre os primeiros no quesito na temporada 2012-13.

O temporão – Vítor Faverani (Boston Celtics)

O pivô de 26 anos chegou a participar do draft de 2009, mas não foi selecionado por nenhuma equipe. A opção foi seguir no basquete espanhol, onde Faverani atuou desde os 17 anos. Em julho de 2013, o Boston Celtics decidiu apostar no brasileiro, mas uma sequência de contusões, além de uma artroscopia no joelho esquerdo, impediram mais atuações na última temporada. Uma nova cirurgia, feita há duas semanas, atrasará o retorno do pivô até pelo menos dezembro. A diretoria dos Celtics pretende manter o jogador, apesar disso.

Os calouros – Bruno Caboclo e Lucas "Bebê" Nogueira (Toronto Raptors))

O Brasil terá dois estreantes na NBA nesta temporada, ambos defendendo o time canadense do Toronto Raptors. O pivô Lucas Nogueira, o Lucas Bebê, tem 22 anos e foi escolhido pelo Boston Celtics no draft de 2013. O jogador acabou no Toronto, com uma passagem rápida pelo Atlanta Hawks, sem chegar a entrar na quadra. No entanto, a decisão foi permanecer no basquete da Espanha até esta temporada. Caboclo é a grande novidade nos Raptors. Com apenas 19 anos, foi escolhido pela equipe canadense no draft de 2014, assinando contrato duas semanas depois.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]