• Carregando...
Confira os 10 jogadores mais caros de Abramovich |
Confira os 10 jogadores mais caros de Abramovich| Foto:

Zurique - A Fifa aplicou ontem uma dura punição ao Chelsea, considerado culpado de ter aliciado o jovem atacante francês Gael Katuka para tirá-lo do Lens em 2007. Como pena, o clube inglês foi proibido de inscrever novos jogadores até janeiro de 2011. Mas já anunciou que irá recorrer "da maneira mais forte possível".

A decisão da Fifa foi resultado de uma ação do Lens, que se sentiu lesado por ter perdido um jogador sob contrato para o Chelsea. A entidade concordou com as alegações do clube francês e aplicou duras punições. O próprio Gael Katuka, hoje com 18 anos de idade, foi suspenso por quatro meses do futebol – ele ainda atua nas categorias de base.

Além das duras suspensões, a Fifa ainda aplicou multas aos envolvidos no caso. Gael Katuka e o Chelsea foram obrigados a pagar 780 mil euros ao Lens como indenização pela quebra do contrato do jogador. Fora isso, o clube inglês também terá de pagar mais 130 mil euros aos franceses.

Mas o principal problema para o Chelsea é mesmo ficar sem contratar reforços por um ano inteiro. Pela punição da Fifa, o clube de Londres não poderá inscrever novos jogadores, sendo ingleses ou estrangeiros, nas duas próximas janelas do futebol europeu, em janeiro e agosto de 2010 – terá liberação para voltar apenas em janeiro de 2011.

Por isso, o Chelsea prometeu recorrer. O clube divulgou comunicado em que critica a pena "sem precedentes e totalmente desproporcional ao alegado delito". A nota não adianta as medidas que serão tomadas, mas o caminho é a Corte Arbitral do Esporte (CAS), instância máxima da justiça desportiva.

Ao ser comprado pelo milionário russo Roman Abramovic, em 2003, o Chelsea se tornou um comprador compulsivo de atletas (veja quadro abaixo). Torrou milhões de libras na busca por reforços de peso até ser obrigado a frear essa compulsão em função da crise mundial.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]