• Carregando...
Lusa abriu 2 a 0, rebaixou o Palmeiras, não tomou o empate do Grêmio e ainda não se garantiu na Série A | Luis Moura/Folhapress
Lusa abriu 2 a 0, rebaixou o Palmeiras, não tomou o empate do Grêmio e ainda não se garantiu na Série A| Foto: Luis Moura/Folhapress

A Portuguesa perdeu uma grande chance de quebrar o jejum de sete jogos sem vitória e de se afastar da ameaça de rebaixamento ao empatar com o Grêmio, por 2 a 2, neste domingo (18), depois de abrir uma vantagem de dois gols. Isso tudo dentro do Canindé, pela 36.ª rodada do Campeonato Brasileiro. Mas o resultado serviu para rebaixar, matematicamente, o Palmeiras para a Série B.

A Lusa, porém, continua em situação preocupante. Tem 41 pontos, agora no 16.º lugar, somente um ponto na frente do Sport, que atingiu os 40 pontos ao vencer o Botafogo, por 2 a 0, em Recife. O empate deixou o Grêmio isolado na vice-liderança, com 67 pontos, um na frente do Atlético Mineiro.

Agora a Portuguesa vai ter dois jogos para confirmar a sua permanência na elite. Vai visitar o Internacional, que vem de três derrotas, e depois receber a Ponte Preta, no Canindé.

Já o Grêmio, que luta pela classificação direta à fase de grupos da Copa Libertadores, vai visitar o rebaixado Figueirense na semana que vem e depois receberá o Internacional, no clássico de despedida do Estádio Olímpico.

O JOGO - Os dois times entraram em campo já sabendo dos resultados de seus rivais. A Portuguesa, por exemplo, sabia que um empate iria rebaixar o Palmeiras. Por outro lado, o empate manteria o Grêmio na vice-liderança isolada, uma vez que o Atlético Mineiro empatou em casa com o Atlético-GO, por 2 a 2.

A Lusa, sem o goleiro Dida e o lateral-esquerdo Marcelo Cordeiro suspensos, manteve o esquema 4-4-2, mas com o zagueiro Rogério sendo improvisado do lado esquerdo. O time gaúcho optou por atuar com apenas um atacante: Marcelo Moreno, reforçando a marcação no meio-campo.

Este era o desenho de um jogo equilibrado, com um pouco mais de iniciativa ofensiva do time paulista. Aos 24 minutos, após tabela de cabeça na área, Bruno Mineiro chutou e o zagueiro Naldo salvou o lance perigoso da Lusa.

Dois minutos depois, o Grêmio assustou num chute forte de Léo Gago, que desviou na barreira e passou perto do gol. E aos 30 minutos, quando o zagueiro Werley chegou a desviar de cabeça uma falta do meio-campo, mas a arbitragem anotou impedimento inexistente.

Os times voltaram sem mudanças do intervalo. Mas a Portuguesa adiantou a marcação e passou a forçar pelas duas laterais, levantando a bola na área. Num destes lances, o zagueiro Naldo empurrou Moisés pelas costas dentro da área após uma ajeitada, de peito, de Bruno Mineiro. Pênalti marcado, aos cinco minutos. Moisés bateu bem e abriu o placar.

Em seguida, Vanderlei Luxemburgo fez logo três mudanças no Grêmio. Entraram André Lima e Leandro no ataque e Marquinhos no meio-campo. Mas não deu tempo para a recuperação. Aos 15 minutos saiu o segundo gol. Moisés deu de cabeça para Luís Ricardo, que driblou um adversário e rolou para o chute de Léo Silva, na frente da área. A bola entrou no canto esquerdo de Marcelo Grohe que nada pôde fazer.

A partir daí, o Grêmio foi para o tudo ou anda. E ganhou motivação aos 28 minutos, quando André Lima desviou de cabeça a falta levantada por Marquinhos. A defesa parou pedindo impedimento e viu a bola morrer dentro das redes.

O time gaúcho manteve a pressão e chegou ao empate aos 33 minutos. Zé Roberto recebeu a bola a grande área, deu uma finta seca em Luís Ricardo e bateu de bico. A bola ainda tocou na trave antes de entrar. Os últimos minutos foram emocionantes, mesmo porque o jogo ficou aberto. O empate, porém, foi o resultado mais justo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]