• Carregando...

O Campeonato Capixaba está apenas na segunda rodada, mas já tem um time batendo recorde nacional. O Espírito Santo Futebol Clube sofreu a maior goleada dos estaduais de 2010 ao levar de 14 a 2 do Rio Branco nessa quarta-feira. Na estreia, já havia perdido por 7 a 0 para o Vilavelhense.

Os 21 gols sofridos em duas rodadas dão a impressão de que há um forte candidato ao posto de pior time do Brasil. Se for levada em consideração a análise do jogo feita pelo próprio presidente do clube, então...

"Qualquer bola chutada a gol entraria. Levar de 14 foi pouco", disse Carlos Alberto Stiebler, que fundou o clube, com sede em Anchieta, em 2008.

O dirigente, no entanto, se apressa em explicar os problemas enfrentados pelo Espírito Santo. Diz que ficou sem dinheiro de investidores, após a pré-temporada realizada no Rio de Janeiro, e teve dificuldades para pôr um time em campo. Nas duas partidas, só havia um jogador no banco de reservas. Contra o Vilavelhense, dois atletas eram sub-17. Contra o Rio Branco, foi escalado um goleiro de 15 anos - o único disponível.

"Os problemas financeiros foram resolvidos, e agora poderemos regularizar os jogadores. Temos uma estrutura de Primeira Divisão: os atletas ficam hospedados num hotel muito bom de Iriri, e estamos construindo um CT. Não é um time de várzea. Não vai cair de jeito algum, isso eu garanto", disse Carlos Alberto, mandando um aviso aos adversários. "Quem aproveitou, aproveitou".

O presidente do Espírito Santo, que tem um elenco com folha salarial de R$ 30 mil, se esforça para não demonstrar mágoa do adversário que impôs a goleada por 14 a 2. Diz que o Rio Branco viu que o adversário tinha um garoto de 15 anos no gol e não poupou. Em seguida, reconhece que o time de Vitória fez a parte dele, mas não sem uma ponta de ironia.

"Mas deveria ter feito a parte dele também na final do último Estadual, em vez de promover o cai-cai. Eu prefiro que me conheçam por levar 14 gols do que por escalar um jogador irregular, porque eu poderia ter feito isso. Talvez perdesse por 1 a 0, aí o resultado iria para o tribunal e pronto. Mas eu gosto de praticar o futebol".

No ano passado, após uma briga generalizada em campo, o Rio Branco teve quatro expulsos (e o São Mateus, três) e logo em seguida perdeu um jogador por lesão. Ficou com o número de atletas abaixo do permitido (sete), num momento em que o empate por 2 a 2 o favorecia. Mais tarde, o Rio Branco seria condenado e perderia para o adversário o título de campeão capixaba.

Maiores goleadas dos estaduais de 2010

(Apenas da Primeira Divisão)

Espírito Santo 2 x 14 Rio Branco (Capixaba)

Atlético-PR 8 x 0 Serrano (Paranaense)

Vilavelhense 7 x 0 Espírito Santo (Capixaba)

Botafogo 0 x 6 Vasco (Carioca)

Cruzeiro 6 x 0 Uberlândia (Mineiro)

Remo 6 x 0 Ananindeua (Paraense)

Sousa 6 x 0 Queimadense (Paraibano)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]