• Carregando...

Paris - Diante das críticas e protestos de praticamente todos os envolvidos na Fórmula 1, a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) recuou. Pressionada pela Associação das Equipes (Fota), a entidade admitiu ontem adiar a mudança na regra de definição do campeão da categoria para a temporada de 2010.

A FIA provocou surpresa na última terça-feira, quando definiu uma série de mudanças nas regras da Fórmula 1. A principal delas era sobre o sistema de classificação do campeonato, em que o piloto campeão passa a ser aquele que somar mais vitórias, independentemente da pontuação, valendo já a partir desta temporada.

Pela nova regra, a tradicional pontuação para os oito primeiros colocados das provas continuaria existindo (10-8-6-5-4-3-2-1), mas serviria apenas para desempatar a disputa caso dois pilotos somassem o mesmo número de vitórias – ela valeria também para definir as outras posições abaixo do campeão.

Ontem, a Fota entrou com uma reclamação formal na FIA, defendendo a volta do sistema antigo de classificação. E, para apoiar sua tese, a associação das equipes indicou que a mudança na regra tinha que ser considerada inválida, pois feria os regulamentos da entidade.

De fato, segundo o artigo 199 do Código Esportivo Internacional da FIA, todas as regras e alterações em regulamentos das competições devem ser divulgadas 20 dias antes do início das inscrições para o campeonato, sendo que o prazo para sua divulgação nunca pode passar de 30 de novembro do ano anterior.

Ainda de acordo com o próprio código da FIA, caso a entidade pretenda fazer uma mudança depois deste prazo, a proposta deve ser aprovada de forma unânime pelos participantes do campeonato – no caso, as dez equipes da Fórmula 1 teriam de votar a favor da nova regra de definição do campeão.

Diante disso, a FIA admitiu deixar a alteração para 2010.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]