• Carregando...
Quase metade dos clubes das Séries A e B já atrasaram salários em 2019
Quase metade dos clubes das Séries A e B já atrasaram salários em 2019| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Dos 40 clubes que disputam as Séries A e B, pelo menos 19 já atrasaram salários, direito de imagem ou premiação de atletas e funcionários em 2019.

A Gazeta do Povo fez um levantamento dos clubes da primeira e segunda divisão do futebol nacional em que o atraso no pagamento de funcionários se tornou público. Portanto, nada impede que outros clubes que não estejam na lista também tenham deixado de honrar seus compromissos em algum momento do ano, porém sem o fato ter se tornado público.

TABELA: confira a classificação e os próximos jogos do Brasileirão

Pela pesquisa, é possível constatar que o atraso salarial não está apenas nos clubes com menor suporte financeiro ou que recebam as menores cotas de televisão (que é de onde vem a maior parte da receita das equipes).

No Brasileirão, os paulistas Corinthians, São Paulo e Santos já tiveram problemas no pagamento do salário, direito de imagem ou premiação por metas alcançadas. Em Minas Gerais, Cruzeiro e Atlético-MG também sofrem, assim como o trio carioca Botafogo, Vasco e Fluminense.

TABELA: confira a classificação e os próximos jogos da Série B

Na Série B, o caso mais grave foi do Figueirense. A falta de salários fez com que os jogadores não entrassem em campo na partida contra o Cuiabá acarretando em W.O e o clube ameaçasse até mesmo desistir do campeonato.

No Coritiba, o zagueiro Alex Alves conseguiu rescindir o contrato na Justiça alegando não ter recebido quatro meses de salário, além de férias e FGTS. Já o Paraná Clube já atrasou salários pelo menos duas vezes no ano – uma durante o Estadual e outra recentemente na Série B.

Por que não há punição?

Segundo o regulamento das Séries A e B, os clubes que atrasarem salário por um período igual ou superior a 30 dias estão sujeitos à perda de três pontos. Porém, a regra só é aplicada caso uma denúncia seja feita ao Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

Até o momento, a procuradoria do STJD não recebeu nenhuma denúncia na Série A. Já na Segundona, o Figueirense foi denunciado e será julgado podendo perder pontos na tabela.

Outro imbróglio envolvendo atraso salarial é em relação ao Profut, lei que busca garantir a responsabilidade fiscal dos clubes de futebol. Foi incluído no Estatuto do Torcedor que clubes inadimplentes poderiam sofrer sanções como a impedição de participar de competições oficiais.

Porém, em abril de 2019, o Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento para retirar este trecho do Estatuto. O julgamento está atualmente interrompido, sem prazo para ser reiniciado.

Clubes da Série A que já atrasaram remuneração

Atlético-MG (direito de imagem), Cruzeiro (salários e direitos de imagem), Botafogo (Salários e direitos de imagem) Vasco (salários e direitos de imagem) Fluminense (salários e direito de imagem) Santos (salários e direito de imagem) São Paulo (direito de imagem e premiação) Corinthians (premiação do Paulistão atrasou cinco meses) Chapecoense (direito de imagem) e Goiás (direito de imagem).

Clubes da Série B que já atrasaram remuneração

Sport (salários), Coritiba (jogador rescindiu contrato por salários atrasados), Paraná (salários), Ponte Preta (salários), Brasil de Pelotas (salários), Guarani (salários), Vitória (salários), Figueirense (salários) e Vila Nova (salários).

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]