• Carregando...

São Paulo - Existe um "forte indício" de que o número de envolvidos no maior escândalo de doping do atletismo brasileiro, divulgado no mês passado, pode crescer. Esta foi a conclusão inicial dos integrantes da comissão de inquérito administrativo da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) depois da coleta dos primeiros depoimentos do caso. Tanto que ontem dois atletas que não tinham sido implicados anteriormente foram convocados a depor: José Carlos "Codó" Moreira e Ana Cláudia Lemos.

"As pessoas deverão ser chamadas no início da próxima semana e, assim que forem ouvidas, o relatório a ser enviado ao STJD (Superior Tribunal de Justiça Desportiva) deve ficar pronto", explicou o médico Thomaz de Paiva, um dos integrantes da comissão criada especialmente pela CBAt para investigar o caso.

Thomaz de Paiva disse que o pior de toda a situação não é o crescimento do número de possíveis implicados no caso. "Mas o fato de que a coisa aparentemente foi feita de forma planejada", explicou. O médico também revelou que o objetivo da comissão agora não é apenas punir os atletas flagrados no exame antidoping. "Queremos achar o fundo do poço, saber de onde as substâncias estão vindo e coibir a atuação dos fornecedores."

Até agora, a comissão da CBAt já ouviu 12 atletas, incluindo os cinco que foram flagrados no exame antidoping realizado no dia 15 de junho: Jorge Célio, Bruno Lins, Lucimara Silvestre, Josiane Tito e Luciana França – todos confessaram o uso da substância proibida EPO e já foram suspensos por dois anos.

Apesar de não terem tido resultado positivo no exame, Rodrigo Bargas e Evelyn dos Santos também teriam utilizado a substância e prestaram depoimento. Os atletas Vanda Ferreira Gomes, Rafael da Silva Ribeiro, Júlio César Ferrei­­ra da Silva, Sheila Juvelina Ferreira e Raphael Fernandes foram depor como testemunhas.

A possibilidade de punição de atletas que tiveram exame antidoping negativo existe, mas quem colaborar terá a situação amenizada. "Segundo a Iaaf (Associação Internacional das Federações de Atletismo), existe punição caso se comprove uso ou tentativa de uso de substância proibida ainda que as análises tenham dado negativo", afirmou Thomaz de Paiva.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]