• Carregando...
Veículo do francês Joseph Adua durante a disputa do Rally Dakar. A sexta etapa da competição acabou cancelada | EFE
Veículo do francês Joseph Adua durante a disputa do Rally Dakar. A sexta etapa da competição acabou cancelada| Foto: EFE

Os organizadores do Rally Dakar informaram que a sexta etapa da competição, que seria realizada nesta sexta-feira (6), na região entre Fiambalá, na Argentina, e Copiapó, no Chile, foi cancelada por causa da nevasca que atinge a Cordilheira dos Andes.

Segundo a organização da prova, as condições desfavoráveis impediriam os pilotos de cruzarem a divisa entre os dois países, que são separados pela Cordilheira dos Andes. O percurso desta sexta previa que os competidores passariam pela estrada de Paso de San Francisco, situada a 4.700 metros de altura. Porém, as autoridades chilenas resolveram bloquear a passagem, na noite da última quinta-feira, por causa dos riscos provocados pelas camadas de gelo acumuladas no local.

Em função do problema, a organização do Rally Dakar informou que os pilotos farão o percurso em ritmo de comboio neste sábado, quando seguirão até Copiapó, de onde partirão para a disputa da sétima etapa. No trecho cancelado desta sexta, os pilotos fariam um percurso cronometrado de 272 quilômetros.

"Pela sétima vez, o Dakar estava prestes a cruzar os Andes, mas, por causa de condições extremamente desfavoráveis, aliadas ao fato de o percurso estar coberto pela chuva e pela neve, os promotores decidiram organizar um comboio para os veículos amanhã (sábado)", informou a organização.

Antes do anúncio do cancelamento da sexta etapa, o francês Cyril Despres venceu o quinto estágio da prova entre as motos e abriu vantagem na liderança geral, deixando o espanhol Marc Coma, seu principal concorrente na luta pelo título, mais distante dele.

Já o também francês Stephane Peterhansel se manteve na liderança do Dakar entre os carros, depois de ter ficado em terceiro lugar na etapa desta quinta-feira. A disputa do dia foi vencida pelo polonês Krzysztof Holowczyc. Jean Azevedo, na 17.ª colocação, é o melhor brasileiro entre os carros.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]