• Carregando...
 | /
| Foto: /

No final do ano passado, quando divulgou o ranking de clubes, a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) também publicou o Ranking Nacional de Federações, o que passou um pouco despercebido. Porém, ao fazer uma análise mais detalhada, chama atenção o fato do Paraná aparecer atrás de Santa Catarina pelo terceiro ano seguido.

O ranking da CBf considera apenas as participações dos clubes em competições nacionais realizadas nos últimos cinco anos. A soma dos pontos dos clubes gera a pontuação da federação.

Assim, em primeiro lugar disparado aparece São Paulo, com 87.253 pontos. Na sequência vem Rio de Janeiro (50.584), Minas Gerais (47.813), Rio Grande do Sul (39.165), Santa Catarina (34.395) e Paraná (32.444). Na sétima posição está Pernambuco (21.895). .

>> TABELA: veja os resultados e o chaveamento completo da Copa do Brasil 2019

>> TABELA: veja todos os jogos da Série B 2019

>> TABELA: veja todos os jogos do Brasileirão 2019

Vale a pena citar que esse ranking foi finalizado no dia 5 de dezembro de 2018, antes portanto do Athletico ser campeão da Sul-Americana. Porém, como só são contabilizados os torneios nacionais, as posições das federações não são alteradas nessa classificação.

Entre os clubes paranaenses e catarinenses, a disputa é acirrada. Entre os 30 primeiros, enquanto o Athletico é o oitavo, a Chapecoense está em décimo. O Coritiba é o 20º, mas Avaí e Figueirense aparecem em 21º e 22º. O Paraná é o 26º, mas tem o Criciúma perto, em 29º.

***

Grupo de WhatsApp Brasileirão 2019

O futebol no seu celular. Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer nos principais clubes do país. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós no Brasileirão 2019!!! Seja bem-vindo ao nosso grupo!

*

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]