• Carregando...

Depois de visitas de representantes da Fifa e de farta documentação enviada à entidade máxima do futebol pelas 17 cidades candidatas a receberem a Copa do Mundo de 2014, a Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib) fará a entrega do seu estudo sobre as cidades do país no próximo dia 16 de fevereiro. Assim como o relatório produzido pelo Sindicato da Arquitetura e Engenharia (Sinaenco), o documento da Abdib trata de questões relativas à infraestrutura dos municípios que pleiteiam o Mundial.

O relatório da entidade está sendo concluído nesta semana em São Paulo, sob olhares de 50 pessoas que se dedicam há meses a analisar e catalogar a situação atual de nove dimensões diagnosticadas - mobilidade urbana, aeroportos, portos, energia elétrica, saneamento, telecomunicações, segurança pública, sistema de saúde e hotelaria. O documento leva também em conta o total de investimentos necessários para adequação de cada cidade brasileira.

"É fundamental que os investimentos tenham sustentabilidade econômica e financeira não somente durante a realização da Copa, mas, sobretudo, para depois dela. Queremos que a Copa do Mundo deixe um legado de desenvolvimento econômico e social ao Brasil", disse Ralph Lima Terra, vice-presidente executivo da Abdib e coordenador do grupo de trabalho. Além da Fifa, o Ministério do Esporte e a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) receberão uma cópia do relatório final.

O Grupo de Trabalho Copa 2014 da Abdib trabalhou com duas diretrizes. A primeira foi buscar, prioritariamente, identificar projetos de investimento com atratividade ao capital privado, evitando comprometer orçamentos públicos. A segunda foi apontar investimentos que, mais do que atender as exigências para a realização da Copa do Mundo, deixem um legado de desenvolvimento econômico e social para o país.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]