• Carregando...

Estádio João Havelange, um dos legados do Pan que pode ajudar à candidatura 2016O Rio de Janeiro está realmente animado com a vinda de eventos esportivos para a cidade. Depois dos Jogos Pan-Americanos, aumentaram as chances da Cidade Maravilhosa realizar outros eventos de grande porte. Um estudo dos técnicos da prefeitura Roberto Ainbinder e Gustavo Rodrigues conclui que o Rio tem grandes chances pela briga da sede das Olimpíadas de 2016.

- O Pan foi, de longe, o maior evento já realizado no país, comparável apenas aos Jogos Olímpicos pelo grau de dificuldade gerencial e de planejamento. Foi o teste que faltava para a FIFA confiar ao Brasil a sede da Copa de 2014 e para o Comitê Olímpico Internacional - COI - considerar como viável o pleito da cidade em ser sede olímpica - ressalta Ainbinder.

O relatório da prefeitura mostra, por exemplo, pontos chaves que tiveram baixo rendimento à candidatura da cidade aos Jogos Olímpicos de 2012, mas que podem sofrer alterações visando as Olimpíadas de 2016. Londres saiu na frente e foi eleita como cidade sede das Olimpíadas de 2012, por ter um conjunto completo de ações que vão desde acomodação e segurança à localização da Vila Olímpica e financiamento.

Na ocasião, o Rio não foi aprovado nos critérios: infra-estrutura de transporte existente, instalações esportivas, acomodação, transporte, gerenciamento de tráfego e segurança. Para reverter essa situação, o estudo propõe melhorias na cidade. Além do Rio, Chicago (EUA), Tóquio (Japão) e Madri (Espanha) também demonstraram interesse em sediar os jogos de 2016. Mas para as chances aumentarem, o relatório sugere diversas ações, nas áreas de meio ambiente e hospedagem.

- Nos aspectos intangíveis, podemos contabilizar, entre outros, o aumento da auto-estima do carioca e uma maior e positiva visibilidade internacional da cidade e do País. A Prefeitura saiu do Pan 2007 com a certeza de poder realizar, com competência e sem sustos, qualquer evento de escala e complexidade planetária – diz o técnico da prefeitura.

O Rio tem ainda de realizar mudanças e redefinir estratégias para a candidatura, afinal somente em junho de 2008 é que será decidido quais serão as cidades candidatas. Por enquanto o termo utilizado é de cidade postulante. A definição de cidade Olímpica será definida em outubro de 2009.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]