• Carregando...

A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) enviou carta para a Federação Internacional de Natação (Fina) confirmando o interesse em disputar o direito de sediar o Mundial de Esportes Aquáticos de 2015, no Rio de Janeiro. A decisão de realizar a competição, que serviria como evento-teste para as Olimpíadas de 2016, veio após consulta do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) ao Comitê Olímpico Internacional (COI), e entendimentos com os presidentes da Fina e da CBDA.

"Estou muito feliz por poder concorrer, pois esta é a competição que nos faltava realizar e é mais um legado da incrível conquista dos Jogos Olímpicos de 2016. Agora temos reais chances de trazer mais esta conquista para o país. A decisão final é do bureau da FINA (grupo de 22 dirigentes que ratifica as principais decisões da entidade), mas estamos muito otimistas" disse o presidente da CBDA, Coaracy Nunes Filho.

O presidente do COB e do Comitê Organizador Rio-2016, Carlos Arthur Nuzman, afirmou que dará todo o apoio à realização do campeonato.

"Estamos na expectativa de mais uma grande conquista para o esporte brasileiro. Realizar este evento no Rio, um ano antes dos Jogos, servirá como prévia do grande espetáculo que a cidade e o Brasil oferecerão ao mundo em 2016. A Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos está de parabéns por essa iniciativa e terá todo o nosso apoio para o sucesso desse pleito", afirmou.

Segundo Nuzman, o projeto olímpico para os desportos aquáticos será redimensionado caso o Brasil conquiste a sede do Mundial. A tendência é que as duas piscinas passem a ser permanentes, em vez de uma apenas. As arquibancadas permaneceriam temporárias.

Esta é a terceira vez que o Brasil se candidata a organizar o evento mais importante do calendário da Fina. A primeira tentativa foi realizar a edição de 2005, vencida por Montreal. A segunda foi em 2007, cuja sede foi Melbourne.

Após a confirmação da cidade brasileira, a Fina aguarda que outros candidatos façam o mesmo. A escolha da sede será feita durante o 14º Mundial dos Esportes Aquáticos de Xangai, de 16 a 31 de julho de 2011, na China.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]