• Carregando...

Há exato um ano, a divulgação dos resultados de novos exames médicos no punho direito de Jade Barbosa interrompia a carreira da ginasta. Tratamento, afastamento dos treinos, saída da seleção e troca de acusações com a direção da Confe­­deração Brasileira de Ginás­­tica (CBG) comprometeram o rendimento da atleta, que pode iniciar hoje uma reviravolta na sua trajetória.

Jade participa em Curitiba – entre hoje e amanhã, no Centro de Capacitação Esportiva, no Tarum㠖 da seletiva para a definição da última vaga restante na seleção de ginástica artística. Participam também Alline da Silva Gonçalves e Nayara Sobrinho da Silva.

"Vai ser um divisor de águas para ela. Só de estar neste clima novamente é muito importante. Ela está feliz de novo", declarou seu treinador no Flamengo, Ricardo Pereira.

Ele reconheceu a superioridade técnica da pupila, mas admitiu o baixo rendimento por causa da longa inatividade. "Ela só está voltando agora e está com apenas 30% da sua capacidade. Mas tudo bem, mesmo que não entre nesta, vai se animar para as próximas avaliações", espera.

Jade evita fazer projeções e só quer treinar e competir novamente. "A ginástica é minha vida, é o que mais gosto, não tem jeito. Estou voltando aos pouquinhos, mas com muita vontade", afirmou.

Parada desde a Olimpíada de Pequim-2008, onde ficou em 10.º lugar, Jade retomou os trabalhos há apenas dois meses e ainda divide os treinos em dois períodos com sessões diárias de fisioterapia para tratar a necrose no capitato – pequeno osso no meio da mão.

A rara lesão provocou um racha entre a atleta e a Con­­federação. O pai da ginasta, Cé­­sar Barbosa, acusou a CBG de negligência no tratamento da filha e ontem ainda demostrava mágoa com a situação.

"Não sinto nenhuma alegria de estar aqui. Só tenho más recordações de Curitiba (base da extinta equipe permanente), por tudo que aconteceu. Se ela está voltando é graças a mim, que estou bancando o tratamento", disparou ele, que acompanha a filha na seletiva.

A CBG garante ter dado todo o apoio à atleta e, com a mudança de comando – Vicélia Flo­­ren­­zano foi substituída por Maria Luciene Resende na presidência –, a nova gestão preferiu evitar polêmica. "Ela será muito bem-vinda se for aprovada", declarou a supervisora de seleções, Jaqueline Pires.

A primeira seletiva ocorreu em março, com a definição de nove atletas. Mais três foram escolhidas em maio, restando um posto na equipe.

"Podemos fechar essa vaga agora, ou não. Estamos abertos para a renovação. As outras integrantes da equipe também serão avaliadas para a definição da quem participará do calendário do segundo semestre", explicou Jaqueline.

O principal evento será ao Mundial da Inglaterra, de 13 a 18 de outubro. Antes a equipe participará de uma competição amistosa na Itália, de 25 a 27 deste mês.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]