• Carregando...
Rodrigo Mancha tem contrato com o Coritiba até 11 de julho. Se jogar pelo clube no Brasileiro, termina o ano fora da elite | Daniel Derevecki/Gazeta do Povo
Rodrigo Mancha tem contrato com o Coritiba até 11 de julho. Se jogar pelo clube no Brasileiro, termina o ano fora da elite| Foto: Daniel Derevecki/Gazeta do Povo

Coritiba 100 anos

Faltam 205 dias

21 de março

... Em 1973, o Coritiba entra em campo no Estádio da Fonte Nova, em Salvador, com Jairo; Orlando, Oberdan, Cláudio e Nilo; Hidalgo e Negreiros; Leocádio, Hélio Pires, Zé Roberto e Aladim. Depois de começar perdendo por 2 a 1, o atacante Hélio Pires empata a partida e o resultado dá ao Alviverde o título do Torneio do Povo. A conquista marca o primeiro título nacional de um clube do Sul do Brasil. Além do time baiano, o Coritiba enfrentou também Internacional, Atlético-MG, Flamengo e Corinthians.

... Em 2001, morre em Curitiba, com 82 anos de idade, o alemão Hans Egon Breyer, zagueiro que jogou no Coritiba de 1939 a 1944. No Atletiba decisivo do Paranaense de 1941, para ofender Breyer, um dirigente atleticano o chamou de "coxa-branca", mas o tiro saiu pela culatra, pois Breyer encheu-se de brio e ajudou o Coritiba a conquistar o título. Com o passar dos anos o termo "coxa-branca" transformou-se em grito de guerra e apelido da torcida coritibana.

Os boatos que chegaram à cidade de Santos, mais especificamente na Vila Belmiro, foram confirmados ontem em Curitiba, no Couto Pereira: o Alviverde deverá utilizar Rodrigo Mancha em ao menos uma partida do Campeonato Brasileiro e, assim, fazer com que o jogador só possa atuar no Peixe a partir de 2010. Se isso ocorrer, o volante poderá parar na Segunda Divisão no segundo semestre.

Rodrigo Mancha tem contrato com o Coritiba até 11 de julho. Desde o ano passado o clube tenta a renovação. Mas há um mês o atleta assinou um pré-contrato com a equipe paulista por três anos e meio. Logo depois, acabou afastado por Ivo Wortmann e, com Marlos (que tem situação semelhante), treina em separado.

Coritiba e Santos chegaram a iniciar uma negociação para que o atleta fosse liberado antes. O Peixe ofereceu alguns jogadores por empréstimo em troca da cessão antecipada. O Alviverde não aceitou, quer dinheiro. Já o Alvinegro paulista afirma que não pagará nada, e diz que o Coritiba estaria supervalorizando o atleta pelos últimos quatro meses de contrato.

A mudança no Regulamento Geral das Competições da CBF, contudo, poderá dar um novo rumo ao impasse. O artigo 37 do documento, que agora afirma que "o atleta inscrito por um clube não poderá competir por outro, na mesma competição, caso já tenha atuado nessa competição", deixou o Coxa com uma pequena vantagem na negociação.

Agora, se o Coritiba colocar Mancha em apenas uma partida (e não mais em sete, como previa o regulamento da competição em 2008), o jogador não poderá atuar pelo Santos no Brasileirão. Se isso ocorrer, o Peixe deverá emprestá-lo a um clube da Segunda Divisão ao menos até o fim do ano.

Ontem, o gerente de futebol Paulo Jamelli preferiu não dar declaração sobre a questão. Apenas avisou, via assessoria de imprensa, que a hipótese deverá ser colocada em prática se não houver nenhum acerto antes do início do Nacional.

Em entrevista exclusiva à Gazeta do Povo, na quarta-feira, o dirigente já havia dito que estudava o assunto.

"O regulamento dos campeonatos está mudando para dar mais força aos clubes e estamos acompanhando tudo para ver o que podemos fazer", avisou, quando perguntado do motivo pelo qual a renovação de Mancha e Marlos não havia dado certo.

No caso de Marlos – jogador que teria assinado um pré-contrato com o São Paulo – a estratégia também poderá ser utilizada, já que o vínculo do atleta com o Alviverde termina em 24/05 e o Brasileiro inicia antes, no dia 9/5 – o Coxa joga com o Palmeiras, em São Paulo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]