• Carregando...
Gilberto Ponce e Hélio Cury, candidatos. | Reprodução Youtube e Arquivo Gazeta do Povo
Gilberto Ponce e Hélio Cury, candidatos.| Foto: Reprodução Youtube e Arquivo Gazeta do Povo

A Federação Paranaense de Futebol (FPF) tem dois candidatos oficiais para a eleição do próximo sábado (30), em Curitiba.

Publicado no domingo (24), o edital eleitoral confirmou a disputa entre Hélio Cury, da chapa ‘Transformação’, atual presidente da entidade, e o empresário Gilberto Ponce, ex-presidente do Cincão Esporte Clube, que lidera a chapa ‘Rumo Certo’.

O prazo para inscrição terminava nesta segunda-feira (25). Agora, ambos os grupos têm dois dias para contestação dos dados dos rivais.

>> TABELA: confira os próximos jogos, resultados e classificação do Paranaense

A grande surpresa está na lista atualizada de votantes, que apareceu sem os nomes de Athletico e Paraná, além de outros times menores como Apucarana, Foz do Iguaçu, Nacional de Rolândia, Cascavel CR e Campo Mourão.

Para votarem, as equipes precisam estar em dia com a FPF e há, em alguns casos, multas não pagas porque ainda não foram transitadas em julgado no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

>> Veja onde seu time vai passar na TV em 2019

A relação final, no entanto, só será definida na quinta (8), portanto há tempo hábil para que as pendências sejam regularizadas. No momento, o total de clubes e ligas aptos a votar caiu de 59 para 55, com a exclusão de duplicados presentes na primeira versão.

O pleito será no Hotel Pestana (Rua Comendador Araújo, 499), em Curitiba, onde também ocorrerá assembleia geral ordinária para discutir e votar o balanço e as contas anuais da atual gestão. O vencedor fica no comando do futebol paranaense no triênio 2020/23.

Histórico

Cury tenta sua terceira reeleição ao cargo. Ele assumiu a Federação no fim de 2007, após o então presidente Onaireves Moura ser afastado por decisão da Justiça.

Eleito no ano seguinte, Cury viveu um primeiro mandato mais longo do que o normal – até 2015. O motivo foi uma medida coletiva da CBF que estendeu o período de todos os presidentes de federações no poder visando a organização da Copa do Mundo de 2014.

Na última eleição, marcada por polêmicas, reviravoltas e liminares, Cury bateu o candidato de oposição, Ricardo Gomyde, que era apoiado por Athletico e Coritiba, por 33 votos a 25.

Ponce, por outro lado, é uma novidade na política do futebol estadual. Sua chapa tem como principal discurso dar representatividade aos clubes do interior.

Confira a formação da chapas:

Tabela do Brasileirão 2019

Tabela da Série B 2019

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]