• Carregando...
Niehues imprime novo estilo | Daniel Castellano/ Gazeta do Povo
Niehues imprime novo estilo| Foto: Daniel Castellano/ Gazeta do Povo

Atleticanas

Nova função

Sem clube e ainda indeciso sobre o fim da carreira, o lateral-direito Alberto, de 35 anos, iniciou nessa semana um estágio como auxiliar técnico no CT do Caju.

Repetindo

Leandro Niehues vai manter o mesmo time que bateu o Cas­­­cavel por 5 a 0, pelo Para­­naense, para o jogo de amanhã, contra o Sampaio Corrêa, pela Copa do Brasil, na Arena.

Menos coletivos, mais trabalhos específicos e a mesma cobrança a cada lance. Leandro Niehues não gosta de comparações, mas as diferenças e as semelhanças de seu estilo com o antecessor no cargo de técnico do Atlético, Antônio Lopes, são flagrantes.

Ao contrário do veterano Delegado, 68 anos, que comandou o Rubro-Negro na fuga do rebaixamento no ano passado, Niehues, de 36, aposta muito mais na conversa com os jogadores e em atividades voltadas para cada situação de jogo. Lopes prefere os tradicionais titulares contra reservas por um longo tempo para testar suas escolhas.

Por outro lado, tanto o campeoníssimo carioca quanto o novato paranaense não deixa o atleta sem uma orientação (cobrança ou incentivo) em todas as participações que fazem durante o treinamento. Nesse caso, só a estridente – e certas vezes engraçada – voz do Delegado é substituída pelo tom mais ameno e tranquilo de Niehues.

"A palavra chave é o respeito. Não é da maneira que você grita ou não grita. Você pode falar baixo e ser desrespeitoso", pondera Leandro, refutando comparações de seu trabalho com o antecessor. "Quando digo que a diferença é o trabalho, não estou falando que antes não se trabalhava. Mas é o trabalho da minha maneira. Sempre respeitando outras filosofias", afirma, lembrando dos méritos do ex-treinador na recuperação atleticana em 2009.

Após cinco jogos comandando a equipe, Niehues acumulou um empate, uma derrota e três vitórias por goleada nas três apresentações mais recentes. Retrospecto que animou o elenco e faz os jogadores apontarem os méritos da nova filosofia. Amanhã, às 21 horas, o time encara o Sampaio Correia, pela Copa do Brasil.

"Agora estamos mais entrosados. Você nem precisa olhar para o lado e sabe que o companheiro está ali", elogia o artilheiro Bruno Mineiro. "O Lean­­dro dá liberdade ofensiva. Não importa se é volante ou zagueiro. Todos aqui têm qualidade e por isso vestem a camisa do Atlético", elogia o versátil Chico, pupilo de Niehues desde a base rubro-negra.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]