• Carregando...
Klitschko e Shevchenko irão disputar eleições parlamentares na Ucrânia | Anatolii Stepanov e Franck Fife/ AFP
Klitschko e Shevchenko irão disputar eleições parlamentares na Ucrânia| Foto: Anatolii Stepanov e Franck Fife/ AFP

O ex-jogador Andryi Shevchenko, Bola de Ouro em 2004, e o boxeador Vitali Klitschko, atual campeão mundial dos pesos pesados, se enfrentarão nas eleições parlamentares ucranianas que começam nesta segunda-feira (30) e terminarão no próximo dia 26 de outubro, dois dias antes do pleito legislativo.

"Quero realizar-me na política, compartilhar a experiência que acumulei na Europa e fazer algo pelo meu país", afirmou Shevchenko, citado pelas agências de notícias ucranianas.

Shevchenko, que disputou a última Eurocopa realizada na Ucrânia e na Polônia, surpreendeu seus compatriotas ao anunciar na última sexta-feira que pendurou as chuteiras no Dínamo de Kiev para se dedicar à política.

"Me dedicarei ao âmbito social e esportivo, já que meu lema é: 'Mente sã em corpo são'", declarou.

O ex-jogador, campeão da Liga dos Campeões em 2003 pelo Milan, será o número dois da lista da formação "Avante Ucrânia", criada recentemente a partir do partido social-democrata.

A nova formação é liderada por Natalia Korolévskaya, antiga aliada da ex-primeira-ministra, Yulia Tymoshenko, e que se declara opositora ao atual presidente, Viktor Yanukovich.

Shevchenko, que apoia os social-democratas desde 1998, respaldou Yanukovich nas eleições presidenciais anteriores à Revolução Laranja, mas depois se retratou.

O pugilista Vitali Klitschko disse ter se "surpreendido" pela decisão do jogador, com quem mantém uma relação de amizade.

Klitschko, que forma com seu irmão Vladimir uma das mais famosas duplas de pugilistas da história, lidera a lista do partido que ele mesmo lidera há muito tempo, a Aliança Democrática Ucraniana pela Reforma, o terceiro partido em intenções de voto, segundo as pesquisas.

O boxeador, que é muito crítico a Yanukovich e poderia aliar-se a Tymoshenko após o pleito legislativo, antecipou sua intenção de apresentar-se às eleições à Prefeitura de Kiev, um trampolim para a presidência.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]