• Carregando...
Leticia Bufoni em ação no skate street | Albari Rosa/Gazeta do Povo
Leticia Bufoni em ação no skate street| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Resumo

Saiba o que rolou de mais importante no X Games de Foz:

Skate Big Air: A prova na megarrampa foi a principal atração do primeiro dia de competições e terminou com festa brasileira. Bob Burnquist fez a melhor apresentação e conquistou o terceiro ouro consecutivo dele na prova.

Skate Vertical: O half-pipe em Foz foi posicionado perto das Cataratas. E com a bela paisagem, o quarentão Bucky Lasek levou a melhor. Dois brasileiros chegaram ao pódio: Sandro "Mineirinho" Dias, em segundo, e Marcelo Bastos, em terceiro.

Skate Street: Na disputa com obstáculos de rua, Leticia Bufoni venceu a prova feminina e garantiu mais um ouro para o Brasil. Entre os homens, o norte-americano Nyjah Huston conquistou o bicampeonato.

BMX Big Air: A megarrampa levou os ciclistas às alturas e coroou um vencedor inédito. O carismático Zack Warden, dos Estados Unidos, ganhou o ouro.

BMX Vertical: Os ciclistas também saltaram no half-pipe e a prova reforçou a soberania de Jamie Bestwick. O atleta dos Estados Unidos ganhou simplesmente o sétimo ouro consecutivo dele na prova.

BMX Dirt: A prova de saltos na pista de terra teve o australiano Kyle Baldock como vencedor. Ele foi o único competidor do X Games Foz que conquistou dois ouros – também venceu a final do BMX Park.

Rally Cross: A prova foi repleta de batidas, mas o norte-americano Scott Speed se livrou delas e venceu a corrida na pista montada em Foz. Os três brasileiros na disputa não conseguiram chegar à final.

Moto X Freestyle: Ninguém consegue as manobras mais ousadas em cima de uma moto do que o japonês Taka Higashino. Ele voltou a dar show e garantiu o bicampeonato na prova.

Leticia Bufoni começou sua relação com o X Games há seis anos. Conheceu o maior evento mundial de esportes radicais em 2007. Não demorou muito para ficar claro que a "química" com a competição foi ótima: ainda aos 17 anos, em 2010, ela conquistou a medalha de prata no skate street (com obstáculos de rua).

Desde então, ela começou a namorar a medalha de ouro dos jogos. Garantiu um bronze e uma nova prata nas duas temporadas seguintes. O casamento finalmente foi selado nesse domingo (21), no dia de encerramento do X Games Foz. Ela venceu a final da sua prova diante da torcida brasileira e coroou a ótima participação do skate brasileiro no evento – foram três ouros, uma prata e um bronze para o país. A compatriota Jéssica Florêncio ficou com o terceiro lugar, atrás da norte-americana Lacey Baker.

Como ocorre em qualquer relacionamento, Leticia e o X Games tiveram um recente momento de turbulência. A paulista rompeu os ligamentos do tornozelo esquerdo e precisou passar por uma cirurgia há apenas um mês. A ausência dela em Foz e o divórcio da briga por medalhas não se efetivaram por pouco.

"Ela teve um rompimento completo e geralmente se leva de 3 a 4 meses para recuperar. Ela conseguiu chegar para competir depois de 30 dias, mas ainda com 60%, 70% do seu potencial", explica o norte-americano David Sales, médico da skatista.

Mesmo sem estar 100%, ela saiu da Califónia (EUA) – onde mora e treina –, veio ao Oeste do Paraná e venceu de forma emocionante. Em sua última apresentação na final, ela precisava superar os 86,33 pontos de Lacey Baker. Leticia foi precisa nas manobras e conseguiu 87,33.

"Não estou nem acreditando. Era difícil pensar no ouro por causa dessa lesão. Estou muito feliz", comemorou a brasileira logo após a vitória.

"Ela sempre se manteve muito positiva durante todo o processo [de recuperação]. Valeu a pena, mas ainda há muito trabalho a se fazer", diz Sales.

Em meio à lua de mel que virá após a conquista em Foz, Leticia vai se preparar para outros dois X Games: Barcelona (16 a 19 de maio) e Munique (27 a 30 de junho), cidades em que buscará "renovar os votos" com o ouro e o topo do pódio.

Leticia não foi a única que garantiu uma vitória ao Brasil no último dia do X Games. O catarinense Pedro Barros confirmou sua soberania no skate park e venceu a final. Desde 2010, quando começou a disputar a competição nos jogos, ele não foi campeão apenas uma vez.

A vitória garantiu ao país o topo no quadro de medalhas do skate. Os brasileiros venceram três das cinco disputas da modalidade na competição. Os norte-americanos levaram a melhor em outras duas.

No rali, no entanto, os representantes do país não foram bem. Ontem, Nelsinho Piquet, Eduardo Marques e o curitibano Mauricio Neves foram eliminados nas baterias que antecederam a final. A corrida, que valeu medalha, foi marcada por muitas batidas e abandonos. No fim venceu Scott Speed, dos EUA. O piloto já guiou na Fórmula 1 em 2006 e 2007, pela Toro Rosso.

Apesar do resultado ruim, Neves gostou da experiência e promete um carro mais competitivo no próximo ano. "A gente quer voltar muito forte, agora sem essa desculpa de que não conhece o campeonato. Amanhã [hoje] já vou começar a trabalhar no projeto X Games 2014 para construirmos um carro específico para esta competição", declarou o curitibano.

A última prova disputada no X Games Foz foi o motocross freestyle, em que os pilotos arriscam os movimentos mais ousados com as motos para agradar os juízes e o público. Taka Higashino, único atleta do Japão no evento, confirmou o favoritismo e conquistou o bicampeonato na prova.

A próxima etapa do Glo­bal X Games acontece entre os dias 16 e 19 de maio, em Barcelona, Espanha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]