• Carregando...
Ney Franco fica no Coritiba até o fim da temporada | Hedeson Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Ney Franco fica no Coritiba até o fim da temporada| Foto: Hedeson Alves / Agência de Notícias Gazeta do Povo
  • Andrade diz que não houve erro na organização da venda de ingressos para o Atletiba

Ney Franco estava orgulhoso: com 44 anos, recebeu na manhã desta quinta-feira (23) a confirmação de um convite especialíssimo, possivelmente o maior de sua carreira, que tem passagens por Ipatinga, Flamengo, Atlético, Botafogo e Coritiba. Vai ser o técnico da seleção brasileira sub-20 e coordenador das categorias de base da CBF, preparando o terreno para Mano Menezes tentar a primeira medalha de ouro olímpica em 2012, em Londres. E, claro, acertar a base para a Copa de 2014. A notícia, que pegou a todos de surpresa - em especial a comunidade coxa-branca – vinha sendo guardada a sete chaves há 20 dias.

O motivo da demora no acerto foi o mesmo que o levou a recusar Cruzeiro, Goiás e Corinthians anteriormente. "O principal era que eu pudesse fechar a temporada no Coritiba", disse o treinador, em meio a um mar de repórteres no CT da Graciosa.

Ney fecha seu trabalho no Coxa no dia 27 de novembro, contra o Guaratinguetá, em casa (quiçá classificado para a Série A). E no dia seguinte, assume oficialmente o cargo na CBF.

"É um sonho trabalhar na seleção brasileira. Já temos um desafio em janeiro, que será o Sul-Americano, que dá duas vagas", disse o técnico, que vai preparar o time para que Mano Menezes assuma na Olimpíada – caso se classifique.

Foi Menezes quem indicou Franco. "A escolha do Ney foi em direção a um profissional que tem a capacidade mais ampla de não ser só o técnico da sub-20, mas de fazer uma coordenação bem próxima da principal. Queríamos uma linha de conduta", disse o técnico da seleção principal na entrevista coletiva em que anunciou o convite ao técnico do Coxa. "Eu assumo as duas posições, como treinador da sub-20 e também já faço o gerenciamento das comissões técnicas, os profissionais que vão trabalhar na base da CBF", contou Franco.

Com isso, o Coxa deve perder para 2011 gente como o preparador físico Alexandre Lopes e o auxiliar-técnico Moacir Pereira, que acompanhariam o treinador no novo projeto. E também há a possibilidade de Marquinhos Santos, técnico dos juniores do Coritiba, ganhar uma chance.

Para o Alviverde, um misto de sensações. "É um orgulho para o Coritiba ceder seu treinador à seleção brasileira. Claro que estamos tristes com a saída, mas o Ney é um profissional de muito caráter e merece a oportunidade", disse o vice-presidente Vílson Andrade, que ainda acha prematuro pensar em um substituto: "Primeiro, o retorno para a Série A", disse. Franco garante prioridade ao Coxa. "Eu não preciso me ausentar do Coritiba para esse trabalho, que envolve mais contatos telefônicos e observação."

Será a segunda vez que um técnico em atividade no futebol paranaense deixará o clube para trabalhar na seleção. Em 2000, Antônio Lopes trocou o Atlético pela coordenação da seleção principal, que chegou ao penta com Felipão , em 2002. Ney Franco agora tentará manter a fama de pé-quente do futebol do estado. Mas, mesmo que não consiga, deixará uma marca de dedicação e profissionalismo: "A CBF apostava no meu nome, respeitaram meu momento no Coritiba. Faltam 15 rodadas, estamos indo bem, mas o campeonato é complicado ainda", afirmou, mineiramente contendo a alegria.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]