Sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa foi realizado nesta quinta-feira em Mônaco | Eric Gaillard / Reuters
Sorteio dos grupos da Liga dos Campeões da Europa foi realizado nesta quinta-feira em Mônaco| Foto: Eric Gaillard / Reuters

Os campeões de Espanha, Inglaterra, Alemanha e Holanda estarão na mesma chave na fase de grupos da Liga dos Campeões da Europa. O sorteio realizado nesta quinta-feira (30) em Mônaco colocou Real Madrid, Manchester City, Borussia Dortmund e Ajax no grupo D. Real e City possuem dois dos elencos mais poderosos do futebol europeu e são considerados candidatos ao título continental. Borussia e Ajax correrão por fora em busca de uma das duas vagas nas oitavas de final.

Entre eles, apenas o time inglês nunca conquistou o título europeu. O espanhol é o recordista de conquistas, com nove. O holandês já venceu o torneio quatro vezes e o alemão uma.

O Chelsea, que faturou o título da Liga dos Campeões na última temporada, terá um adversário complicado e tradicional no grupo E, pois a Juventus, atual campeã italiana, foi sorteada para a mesma chave. A equipe italiana renasceu nas últimas temporadas após ser rebaixada por causa de um escândalo de manipulação de resultados. O ucraniano Shakhtar Donetsk , time que aposta em vários brasileiros, como o meia paranaense Fernandinho, e o Nordsjaelland, equipe da Dinamarca que conseguiu vaga direta na fase de grupos, mostrando o progresso dos clubes de seu país, serão os outros adversários.

Vice-campeão da última edição do torneio, o Bayern de Munique está no grupo F e terá o Valencia como um dos adversários. O duelo decidiu o torneio na temporada 2000/2001, vencido pelo time alemão. Nesta temporada, os germânicos tentam recuperar o título, enquanto o time espanhol mostra ter superado a crise técnica de temporadas atrás.

O francês Lille e o BATE Borisov, da Bielo-Rússia, completam a chave. Ambas as equipes vieram dos playoffs. Os franceses, que têm o brasileiro Túlio de Mello no ataque, superaram o Copenhague na última eliminatória. Os bielorrussos, que viraram presença constante em competições europeias, eliminaram o Hapoel Kiryat, de Israel, na fase eliminatória.

Sorteado para o grupo G, o Barcelona terá, teoricamente, o Benfica como adversário mais complicado. Os portugueses têm tradição de chegada em competições europeias, mas nos últimos anos têm se limitado a disputas menores. Seus outros oponentes são o Spartak Moscou, que despachou o Fenerbahçe na última eliminatória e tem o medalhista olímpico brasileiro Rômulo no meio de campo, e o Celtic, time escocês que tirou o sueco Helsingborg na última eliminatória.

Clube responsável pelos maiores investimentos no futebol europeu para a temporada, com contratações como Thiago Silva e Ibrahimovic, o Paris Saint-Germain caiu no grupo A e vai encarar Porto, que é o cabeça de chave e tem os medalhistas brasileiros Hulk, Danilo e Alex Sandro, além do Dínamo de Kiev, clube ucraniano que tirou o alemão Borussia Mönchengladbach na eliminatória, e Dínamo Zagreb, que eliminou o esloveno Maribor e tem o meia Sammir, ex-Atlético, como capitão.

O Manchester United, que foi surpreendentemente eliminado na fase de grupos da última Liga dos Campeões, caiu em uma chave teoricamente mais fácil. Terá o português Braga, o turco Galatasaray e o romeno Cluj como oponentes no grupo H. Os Red Devils passam por um momento de irregularidade em sua liga doméstica. Os portugueses eliminaram a Udinese e apostam em um elenco recheado de brasileiros. O Galatassaray, campeão turco, tem Felipe Melo como seu camisa 10. O Cluj surpreendeu ao eliminar o Basel, sensação da temporada passada, na última eliminatória.

A fase de grupos do torneio continental começa nos dias 18 e 19 de setembro, com a disputa da primeira rodada. A decisão da competição está marcada para 25 de maio de 2013, no Estádio de Wembley, em Londres.

Confira os grupos da Liga dos Campeões:

Grupo APortoDínamo de KievParis Saint-GermainDínamo Zagreb

Grupo BArsenalSchalke 04OlympiacosMontpellier

Grupo CMilanZenitAnderlechtMálaga

Grupo DReal MadridManchester CityAjaxBorussia Dortmund

Grupo EChelseaShakhtar DonetskJuventusNordsjælland

Grupo FBayern de MuniqueValenciaLilleBATE Borisov

Grupo GBarcelonaBenficaSpartak MoscouCeltic

Grupo HManchester UnitedBragaGalatasarayCluj

Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]