• Carregando...

Ele foi o grande destaque do segunda dia do Mundial de Judô. Tiago Camilo venceu todas as lutas por ippon, sete no total, e garantiu para o Brasil mais uma medalha de ouro. O brasileiro venceu o francês Anthony Rodriguez com facilidade, com um belo golpe de ippon.

O país faz sua melhor campanha na competição, acumulando duas medalhas de ouro e uma de bronze em Mundial. No primeiro dia de disputas, Luciano Corrêa garantiu o ouro, enquanto João Gabriel Schlittler ficou com o bronze. Na última edição, em 2005, no Mundial do Egito, o Brasil garantiu um ouro com o judoca João Derly.

- Batalhei bastante para este momento. Só eu sei o que passei, o quanto eu me questionei. Dei o meu máximo. O importante é você ser campeão em todos os dias de sua vida. Hoje estou aqui, dei a volta por cima e me tornei campeão mundial. Eu me sinto realizado e muito feliz. Esta vitória aqui demonstra minha busca pela perfeição. Esta foi a oportunidade que tive para me firmar entre os melhores do mundo. Eu estava muito focado e este, com certeza, era o dia - ressalta Camilo.

O judoca fez questão de agradecer o carinho do povo brasileiro, que torceu tanto da Arena Olímpica quanto de casa. Os amigos e familiares não foram esquecidos.

- Muitas pessoas me ajudaram e me incentivaram. Esta vitória não é só minha. Agradeço à minha família, aos meus amigos e ao Rio Grande do Sul. A medalha é minha e do Brasil - diz Tiago.

Tiago Camilo, campeão mundial.

Camilo já garantiu uma vaga para o Brasil nas Olimpíadas de Pequim-2008 na categoria em que competiu (até 81kg). No entanto, a escolha do judoca que representará o Brasil em Pequim deverá ser feita pela Confederação Brasileira (CBJ). Contundido no Pan, Flávio Canto compete no mesmo peso e também é um grande candidato à vaga.

Tiago Camilo tem grandes chances de ser conhecido como o "rei do ippon", no Mundial de Judô. O brasileiro obteve muitas vitórias neste segundo dia de competição através do golpe. Já na luta de estréia, Tiago superou o arubense Siderd Vis com um lindo ippon. Com pouco mais de um minuto de luta, Tiago conseguiu encaixar o golpe finalizando o combate.

Em sua segunda disputa, ele encaixou um ippon no salvadorenho Franklin Cisneros e fechou a luta com facilidade. Na terceira disputa do dia, a vitória por ippon foi contra Srdjan Mrvaljevic, de Montenegro.

Nas oitavas, o brasileiro bateu Gio Baindurashvili, da Geórgia. O resultado positivo também veio após um ippon. Nas quartas-de-final, não foi diferente. Em apenas dez segundos, o judoca conseguiu o quinto ippon do dia e derrotou o croata Tomsla Marijanovic. Na disputa da semifinal, Tiago, em pouco mais de um minuto de luta, acabou com a disputa com um belo ippon contra o polonês Robert Krawczyk, atual campeão europeu.

A gaúcha Mayra Aguiar bem que tentou, mas a pouca idade e a falta de experiência foram determinantes para que ela não chegasse ao pódio. Depois de começar bem, vencendo a polonesa Katarzyna Pilocik, a brasileira ainda passou pela britânica Sally Conway.

No entanto, nas oitavas-de-final, a americana Ronda Rousey apareceu mais uma vez em seu caminho e acabou com o sonho do ouro no Mundial. Em agosto, no Pan do Rio, Mayra já havia perdido a final dos Jogos para a judoca dos EUA.

Na repescagem, a peso médio brasuca enfrentou a italiana Ylenia Scapin. Mayra começou vencendo a luta com um yuko, mas deixou a adversária imobilizá-la e levar a luta por ippon. A gaúcha, de apenas 17 anos, parou por aí, vencendo dois combates e perdendo dois, no Mundial do Rio.

Com o pé esquerdo

No médio, o veterano Carlos Honorato não repetiu a boa campanha de quando foi medalhista de prata nas Olimpíadas de Sidney 2000. O brasileiro foi superado logo na estréia pelo o iraniano Hossen Ghomi. Como seu algoz perdeu na rodada seguinte para o japonês Hiroshi Izumi, Honorato não foi nem para a repescagem, sendo eliminado do Mundial.

Danielli Yuri, no meio-médio, também não conseguiu se sair bem nesta sexta-feira. Ela foi derrotada na primeira luta por Claudia Heill, da Austrália. Como a australiana não passou às semifinais da competição, Yuri não teve a chance de brigar pelo bronze na repescagem.

Sábado cheio de esperança

O público promete lotar a Arena Olímpica neste sábado. O campeão mundial no Egito, em 2005, João Derly, entra no tatame para defender seu título. Além dele, Leandro Guilheiro (prata nas Olimpíadas de Antenas 2004), Danielle Zangrando (ouro no Pan 2007) e Érika Miranda (prata nos Jogos do Rio) também buscam uma medalha.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]