• Carregando...
 | Antônio Costa/Agência de Notícias Gazeta do Povo
| Foto: Antônio Costa/Agência de Notícias Gazeta do Povo

O atacante Raúl Ruidíaz chegou ao Coritiba com a fama de "Messi peruano" – alcunha que ele próprio rejeita. Porém, após entrar durante os últimos três jogos do Coxa, totalizando 82 minutos em campo, o atleta ainda não mostrou toda a habilidade que o apelido sugere. Algo normal para quem ainda está se adaptando ao futebol local. Pelo menos é o que defendem atleta, comissão técnica e diretoria alviverde.

"Pouco a pouco eu vou me acostumando com os companheiros. Foram só três partidas. Em uma, atuei meio tempo e [cerca de] 15 minutos nas outras", justifica o peruano, em um espanhol forçadamente pausado, mas às vezes difícil de entender. "Quando tiver mais oportunidades, vou render o esperado", aposta o atleta.

A chance que o atacante de 22 anos tanto espera deve ocorrer na sequência do campeonato. Segundo o auxiliar técnico Tcheco, o cuidado na hora de utilizar o atleta nos jogos é necessário em razão das diferenças do futebol brasileiro para o peruano e o chileno, onde Ruidíaz atuou antes.

"Na chegada dele houve essa adaptação com os treinamentos. Ele sentiu que aqui o trabalho é um pouco mais forte. Já o jogo é a mesma coisa", explica o ex-meia, hoje auxiliar de Marquinhos Santos. O ídolo coxa-branca desde ontem tem se revezado com o treinador para dar as entrevistas coletivas.

"Nós temos de ter um pouquinho de cuidado justamente para ele se sentir bem. Aos poucos, com as partidas, ele também vai perdendo a timidez", opina Tcheco. "O nosso elenco é muito alegre, divertido e ele vai tomando gosto por isso também", completa.

Já o superintendente de fu­­tebol do Coritiba, Felipe Xi­­me­­nes, lembra que cada jogador tem um tempo específico para que não sinta tanto a diferença de um país para o outro. "É um processo de adaptação. Alguns fazem isso mais rápido e outros não. Não existe uma fórmula."

Para o próximo jogo, às 18h30 de domingo, contra o Sport, na Ilha do Retiro, a tendência é que Ruidíaz siga no banco de reservas, ganhando espaço no segundo tempo. Jogadores que, por lesão, desfalcaram o Coxa na última rodada, como Rafinha e Emerson, seguem de fora.

A boa notícia é que, pela primeira vez, Marquinhos Santos poderá repetir a escalação da equipe.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]