• Carregando...
 | /
| Foto: /

Depois de 22 dias de jogos, a Taça Barcímio Sicupira, o primeiro turno do Estadual, chegou à fase semifinal. FC Cascavel, Coritiba, Toledo e Operário disputam no próximo domingo (17) as duas vagas na decisão da primeira parte do torneio. Rivalidade, polêmicas, públicos baixos e surpresas marcaram esta fase inicial do Paranaense.

>> TABELA PARANAENSE: confira a classificação final do turno e os classificados para a semifinal

Veja os principais destaques (positivos e negativos) do primeiro turno:

1 - Torcida humana

Athletico e Coritiba fazem clássico nos tribunaisFoto: Marco

A medida da torcida única – chamada de torcida humana pelo Athletico – rendeu a maior polêmica do primeiro turno do Estadual. Antes do Atletiba, o Coxa recorreu à Justiça para ter o setor visitante no clássico e o TJD-PR obrigou o Furacão a ceder o espaço. Mas o Rubro-Negro descumpriu a ordem judicial e, depois de um longo impasse nos tribunais, o jogo vencido pelo Coxa ocorreu com sem torcida adversária. Como resposta, o presidente do Coxa, Samir Namur, comparou a medida atleticana com o fascismo e o time estampou na camisa de jogo frases provocando o rival. No segundo turno, o TJD-PR impôs o fim da torcida única, mas o Athletico ainda irá recorrer.

2 - Artilheiros em baixa

Tiago Orobó precisou de apenas três jogos para alcançar a artilharia do torneioFoto: Rodrigo Araújo/Maringá FC

O Paranaense, que apresenta nível técnico baixo, sofre também com a falta de goleadores. O atacante Tiago Orobó, do Maringá, lidera a artilharia com só três gols. No ano passado, o atacante Ederson, ex-Athletico, por exemplo, foi o artilheiro do Paranaense com nove gols. Nesta edição, outros 11 jogadores ainda dividem a vice-artilharia com dois gols. São eles Maicosuel, Andrey e Jenison (Paraná); Iago e Alan Costa (Coritiba); Matheus Bianquini e Germano (Londrina); Ricardo Lobo e Lucas Tocantins (FC Cascavel); Tiago Orobó (Maringá); Índio (Rio Branco).

3 - Público pífios

Arquibancadas vazias são a realidade do torneio da FPFCassiano Rosario/Gazeta do Povo

Com jogos ruins, os torcedores estão distantes das arquibancadas. Nas primeiras cinco rodadas, a média de público foi de apenas 2,8 mil pagantes por jogo. O Athletico lidera em público com 6.732 pagantes por jogo de média. Com os estádios vazios, os clubes saem no prejuízo enquanto a Federação Paranaense de Futebol (FPF) lucra com o torneio.

4 - Intruso da capital

FC Cascavel tem a melhor campanha do Estadual

Foto: Divulgação FC Cascavel

O Coritiba é o único time da capital entre os semifinalistas. O FC Cascavel, próximo adversário do Coxa, foi a grande surpresa da Taça Barcímio Sicupira e se classificou com antecedência e com a melhor campanha do torneio até aqui. Toledo, líder do Grupo A, e Operário se enfrentam na outra semifinal. Já o Athletico, que joga o Paranaense com elenco alternativo, e o Paraná decepcionaram e ficaram pelo caminho no turno

5 - Lanternaço sem fazer gol

Técnico Negreiros durante goleada sofrida para o ParanáFoto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo

Se no ano passado o Foz do Iguaçu teve a segunda melhor campanha geral e conquistou a vaga na Série D do Brasileirão de 2019, nesta temporada o time da fronteira amarga a lanterna e status de pior time do campeonato. O Foz somou apenas um pontos, não marcou nenhum gol e tem a pior defesa do Estadual (13 gols sofridos em seis jogos)

***

Notícias do Athletico

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Libertadores, Brasileirão, Recopa, Copa Suruga, Copa do Brasil e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Furacão. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Coritiba

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos. Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias do Coxa Doido. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

Notícias do Paraná Clube

Você pode receber mensagens instantâneas, via WhatsApp, para ficar bem informado sobre tudo o que vai acontecer no Paranaense, Copa do Brasil, Série B e até alguns dos piores momentos dos rivais – assim como vídeos e fotos exclusivas de jogos e treinos.Para receber diariamente as principais notícias, resultados e classificação, basta seguir os passos abaixo. É muito simples. Junte-se a nós na lista de transmissão de notícias Meu Tricolor. Seja bem-vindo ao nosso grupo!

***

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]