• Carregando...

O colunista Tostão escreveu sobre o processo que levou o Coritiba de rebaixado em 2009 a primeiro promovido em 2010.

Glorioso, de verdade

DEZEMBRO de 2009. Um dos episódios mais tristes do futebol brasileiro. O mais chocante da história do Coritiba.

2010. Os dias mais felizes de um clube centenário que foi soberano para vencer a melancolia, a tragédia, os maus exemplos, superar com dignidade a punição mais drástica já imposta a um clube de futebol no Brasil, a determinação para superar os obstáculos de jogar 29 dos 38 jogos fora do mágico Estádio Couto Pereira.

A sabedoria, o idealismo, o amor de um grupo de homens empreendedores, todos com coragem para assumir o desafio de lavar a alma e corporificar no Coritiba toda a grandiosidade da história escrita em mais de cem anos de vida do nosso clube mais antigo e vitorioso.

HOJE. O retorno suado, carregado de esforço, de dedicação, competência e doação à vida edificante de uma paixão popular, dos seus torcedores e dos adversários que sabem respeitar os valores mais sensíveis do esporte, independente de rivalidade clubística. O Coritiba está de volta à elite do futebol brasileiro. MOTIVO DE FESTA. Razão de celebração de um feito que reuniu todas as virtudes e eliminou as eventuais deficiências comuns à vida dos mortais.A trajetória dos homens não é importante pelos cargos que exercem, mas pelo que cada um representa, como sempre diz o estimado amigo Romeu Bacellar, torcedor Alviverde.

Ou, como sempre repete o amigo de muitos anos René Dotti, a ética da ciência jurídica está em saber exercer o direito com dignidade e o doce amor pelas causas justas. Feliz do clube que reúne em seus quadros pessoas com grandeza moral para suportar as injustiças e reagir com a virtude da honestidade. O Coritiba agrega à sua existência novos motivos para fazer a sua torcida derramar lágrimas de alegria, sempre mais fortes do que as lágrimas de tristeza. A alegria impulsiona a nossa vida com fé e esperança, ao contrário da tristeza.

Entre a alegria e a tristeza a infalível saudade dos eventos bons da vida, alimentando renovadamente os novos dias, os tempos de expectativa otimista.

Somos devedores de muita gratidão aos profissionais do futebol que souberam ser corretos e competentes no exercício profissional. Do campo de jogo transportaram a torcida ao êxtase da emoção imorredoura capaz de fazer o coração aumentar os batimentos do coração e às vezes fazê-lo parar para sempre por não suportar o impacto das mais estridentes emoções.

Coritiba, como é bom te ver campeão de novo.

Como faz bem ao estado em que vivemos com tanto orgulho te ver acrescentar mais uma brilhante estrela na constelação que ilumina o nosso caminho.

PARABÉNS!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]